Saúde

Cerca de 65% das ligações para o Samu Maceió no primeiro semestre foram trotes

Por 7 segundos 15/07/2017 11h11
Cerca de 65% das ligações para o Samu Maceió no primeiro semestre foram trotes
Medida da Agência vai reduzir em 60% o custo da ligação - Foto: Ilustração

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Alagoas (Samu), divulgou neste sábado um balanço semestral dos atendimentos realizados pela entidade. Ao todo foram contabilizados 13.759 atendimentos de urgência realizados pelo Samu, durante o primeiro semestre de 2017. Na Central Maceió foram 8.069 casos e em Arapiraca foram registrados 5,690 atendimentos.

No balanço, um dado que chama atenção são os altos números de trotes que foram recebidos pela Central Maceió nesses primeiros seis meses. Do total das 240.878 ligações, 65,09% foram trotes feitos pela população, contabilizando 156.782 chamadas.

De acordo com Dárbio Alvim, supervisor do Samu Maceió,  os trotes são feitos em sua maioria por crianças durante os horários de intervalo no colégio e aos finais de semana, pela falta de orientação dos pequenos. “Não são somente as crianças que fazem essas ligações, os adultos também passam trote com frequência. Quando esses casos acontecem, as linhas do 192 ficam congestionadas, deixando pacientes graves sem o atendimento de urgência”, disse.

Para mudar esse panorama e reduzir o número de trotes, foi desenvolvido o projeto Samu nas Escolas, orientando alunos da rede pública de ensino, passando informações sobre como funciona e a importância do Samu.

Tempo é vida

O tempo resposta para o atendimento deve ser o mais baixo possível para evitar que o quadro do paciente se agrave. Para manter esse tempo resposta rápido, o Samu utiliza as motolâncias, que foram solicitadas 342 vezes entre os meses de janeiro e junho, onde o socorrista faz o primeiro atendimento, até a chegada da ambulância.

O Samu Aeromédico também atendeu 77 chamados nesse primeiro semestre, que é acionado quando o médico regulador acha necessário, normalmente em situações em que o transporte dos pacientes em estado grave deve ser mais rápido e eficiente.