Meio ambiente

Quatro espécies de pássaros silvestres são apreendidas no Tabuleiro do Martins

Por 7 Segundos Maceió 16/07/2017 11h11
Quatro espécies de pássaros silvestres são apreendidas no Tabuleiro do Martins
Pássaros silvestres encontrados no interior do veículo - Foto: Marcos Kromos/ 7 Segundos

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreendeu, oito pássaros silvestres mantidos em cativeiro no bairro do Tabuleiro do Martins, na parte alta de Maceió. As gaiolas foram avistadas penduradas em árvores em uma das ruas do local neste sábado (15). Até agora, o responsável pela criação não foi encontrado.

Os pássaros aprendidos foram, um papagaio, quatro galos de campina, um sanhaço e dois papa capins. Os animais foram recolhidos e levados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

As polícias estaduais, militar e civil, podem realizar a apreensão de pássaros silvestres que estejam sendo criados em cativeiro, mesmo aqueles domesticados, tratados por seu “dono” afetivamente, porque a conduta é considerada crime pela Lei dos Crimes Ambientais.

De acordo com o artigo 29 da lei, Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente pode resultar em detenção de seis meses a um ano, e multa que varia de R$ 500, 00 a R$ 6,000 por pássaro.