Cidades

Procon reforça fiscalizações para combater abuso nos preços da gasolina

Por Redação com assessoria 17/07/2017 15h03
Procon reforça fiscalizações para combater abuso nos preços da gasolina
Fiscalização nos postos de combustíveis começa hoje (10) - Foto: Ilustração

Nesta segunda-feira (17), o Procon Alagoas e o Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Ceprocon) discutiram novas estratégias para fiscalizar postos de combustíveis e combater possíveis abusos nos preços praticados em Alagoas.

De acordo com o superintendente do Procon Alagoas, João Araújo Neto, a equipe de fiscalização foi reforçada e as ações serão diárias. 

“Convocamos essa reunião extraordinária para pedir o apoio e realizar uma força-tarefa em prol dos consumidores, para verificar se o preço cobrado nos postos é abusivo ou não”, disse João Neto.

A nova equipe de fiscalização vai iniciar o treinamento ainda nesta semana. Além das ações nas ruas, também ficou definido que o Procon Alagoas divulgará, semanalmente, a lista dos postos mais baratos, por área.
 
Preço Justo
 
De acordo com o órgão estadual de defesa do consumidor, a abordagem nos estabelecimentos não é de acusação e sim, de análise. “Queremos entender como se dá uma variação praticamente diária de preços, é preciso justificar se isso está ocorrendo de maneira correta ou se é uma prática abusiva”, comentou o assessor jurídico do Procon, Ubirajara Reis.
 
Nesta quarta-feira (19), representantes do Procon Alagoas vão se reunir com o presidente e outros representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Alagoas (Sindicombustíveis), às 10h, no Palácio República dos Palmares.