Educação

Educação oferece formação em robótica para professores da rede estadual

Curso atenderá professores das 95 escolas da rede contempladas com laboratórios de robótica

Por Agência Alagoas 19/07/2017 12h12
Educação oferece formação em robótica para professores da rede estadual
Seduc tem ofertado formação em robótica educacional a professores de todas as escolas da rede estadual inclusas no projeto - Foto: Valdir Rocha

Implantado em 2016 em 50 escolas da rede pública estadual, o projeto de robótica foi ampliado este ano com a entrega de laboratórios a mais 45 escolas. Associada à estruturação, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) oferece formação em robótica educacional a professores de todas as escolas da rede inclusas no projeto.

Segundo o coordenador do projeto de Robótica na  Seduc, professor Ronaldo Cristiano, o curso tem duração de 120h, sendo 40h presenciais – divididas em cinco encontros de 8h cada mês, a partir de julho  - e 80h em ambiente virtual, pela plataforma E-Sala, da Seduc.

“Queremos  que as inovações tecnológicas cheguem aos nossos alunos e este  curso visa oportunizar uma maneira de  melhor trabalhar este projeto na rede estadual,  tratando-o como  como uma ferramenta pedagógica e  estimulando a capacidade de abstração dos nossos alunos, de forma que eles  desenvolvam  habilidades cognitivas nas áreas de matemática, física,  mecatrônica e eletrônica. Isso fará com que novos horizontes se abram para eles, possibilitando-os galgar, futuramente, outras áreas de conhecimento, inclusive profissional”, avalia o professor Ronaldo.

Conteúdo programático

 Um dos responsáveis por ministrar o curso é  o professor Aldery Cavalcante, da editora Viva, que explica como será desenvolvido o conteúdo da formação.

“O conteúdo desta primeira turma será voltado às escolas que ainda estão recebendo os laboratórios e não conhecem nossos equipamentos. Eles receberão uma apropriação de como funcionam os laboratórios e de como vai ser a didática com os alunos dentro da sala de aula, desenvolvendo os conteúdos curriculares e extracurriculares. Para os professores que já vêm trabalhando a robótica, vamos apresentar inovações na parte de programação, montagem e prototipagem, tendo em vista o nível destes em participações de eventos nacionais, deixando-os ainda mais seguros em suas apresentações”, explica Aldery.

Oportunidade

Para Diogo Tiago, professor de Física da Escola Estadual Ana Lins, de São Miguel dos Campos, uma das pioneiras na inserção do estudo da robótica na rede estadual, a formação é uma excelente oportunidade de agregar conhecimento. Em 2015, o professor e mais dois alunos desenvolveram  um protótipo de uma mão biônica, reconhecido em Alagoas e representando o estado em eventos nacionais e internacionais. O Governo do Estado agraciou a instituição com três kits de robótica, que estão distribuídos da seguinte forma: um deles é destinado à comunidade escolar de uma forma geral, onde um professor de matemática ensina robótica aos alunos interessados e os outros dois estão à disposição do grupo de robótica da escola.

“Atualmente estamos desenvolvendo quatro projetos e já temos participação confirmada na Mostra de Robótica do Encontro Estudantil. Também temos inscrições pré-confirmadas em eventos nacionais e um internacional, aguardando os prazos para confirmar participação e poder representar a robótica da rede pública estadual”, comemora Diogo.

Mostra de robótica

A Mostra de Robótica será uma das atrações da segunda edição do  Encontro Estudantil, que acontece em agosto  e cujas inscrições podem ser feitas até o dia 24. O professor Ronaldo destaca a importância deste evento.

“A maioria das escolas já está com seus projetos definidos para a Mostra de Robótica e temos uma perspectiva de que, este ano, tenhamos uma participação ainda maior. Ela oportuniza aos nossos alunos a mostrar suas potencialidades.  Também já  contamos com 16 escolas estaduais  inscritas na OBP , a Olimpíada Brasileira de Robótica”, declara Ronaldo.