Meio ambiente

Mais de 120 animais apreendidos em operações são soltos na natureza

Por 7 Segundos 26/07/2017 16h04
Mais de 120 animais apreendidos em operações são soltos na natureza
Mais de cinco espécies de pássaros foram devolvidas à natureza - Foto: Reprodução

Mais de 100 animais apreendidos em operações foram soltos na natureza, nessa quarta-feira (26), por técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os animais foram durante ações de fiscalização e a maior parte era formada por aves.

O local exato da soltura não foi divulgado para evitar que os animais sejam pegos por caçadores ou por pessoas que capturam para comercializar.

Foram soltos na natureza répteis como jiboias, cobra-verde, jararaca e iguanas. Dos mamíferos:  preguiças, tatu-galinha e cassacos, além de diversas espécies de pássaros. Todos os animais soltos receberam identificação individual por microchips ou anilhas.

As pessoas que mantém animais silvestres em cativeiro ou comercializam em feiras podem ser flagradas e ter que responder administrativa e criminalmente pela prática. Além disso, ainda colaboram com o tráfico de animais silvestres, que coloca em risco toda a fauna da região.

A multa para a pessoa que estiver com um animal silvestre, de maneira irregular, pode variar entre R$ 500 a R$ 10 mil, conforme o animal e as especificidades, tais como estar ameaçado de extinção ou estar dentro de uma Unidade de Conservação.