Segurança

Vídeo: via alagada esconde buracos e coloca em risco condução de automóveis

Por 7 Segundos Maceió 28/07/2017 18h06
Vídeo: via alagada esconde buracos e coloca em risco condução de automóveis
Desnivelamento da rua causa acumulo de água e atrapalha visibilidade - Foto: Reprodução

Após o começo da quadra chuvosa em maio, algumas vias na capital dificultaram a condução de veículos por causa de alagamentos, buracos e até mesmo queda de árvores. A chuva, não trouxe apenas prejuízo para a estrutura das ruas, mas também provocou transtornos na vida dos moradores, que têm que realizar todos os dias o mesmo percurso para chegar em casa.

Uma das vias que está trazendo risco aos moradores é a Av. Teotônio Vilela e Rua Alameda da Paz, que estão localizadas no Conjunto Village Campestre II, no Bairro Cidade Universitária. Incomodado com a situação das ruas, o morador Cláudio Freire denunciou ao Portal Sete Segundos, a dificuldade da mobilidade no local.

Em um vídeo, ele mostra enquanto dirige que nem sempre consegue se desviar dos buracos, que muitas vezes estão ocultos por alagamentos causados pelas chuvas.

“ A gente convive com essa dificuldade para dirigir em meio a buracos e esgoto a céu aberto. Por causa desse desnivelamento eu tenho que estar gastando direto fazendo balanceamento e alinhamento no carro, não tem suspensão que aguente” relatou o homem.

Por causa dos gastos, os planos de Cláudio para trocar o carro tiveram que esperar outro momento. Ele contou que o veículo está sucateado por ter que passar todos os dias pela via esburacada.

O morador que já vive com o pai há 20 anos no local, conta que o Conjunto sempre sofreu com falta de asfalto quando chove. Sabendo dos alagamentos no inverno, a casa onde mora, já construída com a calçada mais alta, Cláudio gastou duas vezes mais que o esperado.

“Quando chove, a água entra na casa do pessoal aqui da rua, porque são mais baixas. Apesar de ter projetado a minha para que isso não ocorra, no mês de junho, a água começou a entrar no começo da garagem, fiquei apreensivo”, conta.

Com os alagamentos e buracos, a visibilidade piora a noite. O morador Heraldo Antônio de73 anos sofreu uma queda na rua, enquanto vinha do trabalho. Ele contou ao portal, que por causa da queda sente fortes dores no joelho e pediu que providências sejam tomadas para evitar novos episódios.

Obra não concluída

Segundo os moradores, a Rua Alameda da Paz estava dentro do plano de obras da prefeitura , que pretendia investir 9 milhões na pavimentação de ruas no Village Campestre II. Em um trecho da via, uma obra está paralisada. O local foi bloqueado há cerca de 90 dias após um procedimento de terraplanagem.Eles acreditam que as obras de pavimentação que foram realizadas em boa parte do Graciliano Ramos, podem estar agravando a situação do esgoto na região.

Ao ser questionada sobre os buracos nas vias, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), informou por meio de nota que não está realizando obras de pavimentação neste período chuvoso. O órgão está empenhado na recuperação da malha viária, que foi bastante prejudicada com o volume de água registrado em Maceió. Passado esse período, a secretaria vai buscar recursos para demandas de pavimentação. Sobre os buracos na Alameda da Paz, no Village Campestre II, a via será incluída na programação de recuperação.

Veja vídeo: