Saúde

Após superlotação, maternidade do HU deve liberar mais de 20 leitos

Por 7 Segundos 03/08/2017 16h04
 Após superlotação, maternidade do HU deve liberar mais de 20 leitos
Gestante começaram a ser transferidas no final da tarde - Foto: Reprodução

Após superlotação, a maternidade do Hospital Universitário da Ufal, em Maceió, está liberando 22 novos leitos na tarde desta quinta-feira (03). No local, quase 47 leitos foram interditados por causa de problemas estruturais.

A chefe do setor de urgência do HUPAA, Monik Kelly Santos Lima, informou que os leitos serão liberados após a troca dos forros, pintura e higienização de enfermarias. A expectativa é que por volta das 18 horas, após a subida das camas, as pacientes sejam transferidas para as 12 enfermarias.

A maternidade do HU funciona no segundo e no sexto andares. Após a queda do forro, no sexto andar, só nove leitos ficaram ativos, além das vagas existentes no segundo andar.

Com a liberação de parte da maternidade, restam 25 leitos à espera de liberação, até que seja realizada a pintura e higienização do ambiente.

O HU é referência na maternidade de alto risco, e tem recebido usuárias encaminhadas por meio do sistema do Cora. Por meio de nota, a maternidade informou que as gestantes de baixo risco devem se dirigir a outras maternidades.