Cultura

Cidade Histórica: Marechal Deodoro celebra 426 anos

Município faz parte de um dos principais destinos turísticos de Alagoas

05/08/2017 08h08
Cidade Histórica: Marechal Deodoro celebra 426 anos
Igreja do Senhor do Bonfim, considerada a primeira a ser construída no município, também impressiona por sua arquitetura franciscana - Foto: Tend Criativa

É início do mês de agosto e pelas ruas de Marechal Deodoro, Litoral Sul de Alagoas, já é possível sentir a empolgação dos moradores pela chegada de uma das festividades mais esperadas. Com o raiar do dia, a população é acordada ao som das bandas filarmônicas, que tomam as ruas locais em desfiles e anunciam: é aniversário de Marechal Deodoro!

Neste sábado (5), o município que faz parte de um dos principais destinos turísticos do Estado completa 426 anos de sua fundação, e celebra, também, os 190 anos do nascimento de Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do Brasil. Tombado como Patrimônio Histórico-cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o conjunto arquitetônico e paisagístico de Marechal começou a ser construído em 1660 seguindo o estilo barroco, com arquitetura religiosa e belos monumentos que impulsionam o Turismo Cultural na região.

  No roteiro, vale a visita ao complexo formado pelo Museu de Arte Sacra, Convento de São Francisco e Igreja de Santa Maria Madalena, construídos em 1684 e que hoje abriga todo o acervo religioso do município. Na Casa de Deodoro, o típico casarão do século XVII segue a linha das residências do período colonial e tem forte representação como símbolo da cidade.

A Igreja do Senhor do Bonfim, considerada a primeira a ser construída no município, também impressiona por sua arquitetura franciscana. O visitante pode conhecer, ainda, o Palácio Provincial, espaço que serviu de hospedagem para a família imperial e sua comitiva, em 1860.

Com foco no trabalho de divulgação do destino, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e do Turismo (Sedetur) atua em diversas frentes para promover os atrativos e produtos, como a participação em feiras e eventos nacionais, realização de press-trips com jornalistas e influenciadores digitais, capacitação com agentes de viagens e divulgação da campanha Alagoas Te Faz Feliz. 

Praia do Francês 

Conhecida como uma das principais referências do Estado quando o assunto é praia, o Francês impressiona pelas águas azuis e cristalinas. Com grande movimentação de turistas, o destino costuma receber campeonatos nacionais e internacionais de surf, fazendo parte da rota de eventos e shows que agitam a região.

Massagueira: Polo Gastronômico à céu aberto

Deleite para os amantes de frutos do mar, o povoado Massagueira é conhecido como um Polo Gastronômico à céu aberto. A vila de pescadores é repleta de restaurantes e bares ribeirinhos que oferecem, em sua maioria, pratos à base de camarão e peixe, além dos famosos quitutes artesanais, como cocadas, suspiros e bolos caseiros. A vista privilegiada da Lagoa Mundaú concede um sabor especial à visita.

Além da importância para o turismo, quem vive em Marechal Deodoro costuma criar uma relação especial com as paisagens e destinos encantadores do município. É o caso de Arthur Alexandre de Mendonça Leite, de 24 anos, que nasceu entre o conhecido bairro Vermelho e o Centro da cidade de Marechal, e alimenta o sentimento de pertencimento identificação com o lugar.

Eu sempre morei à beira da Lagoa Manguaba e construí uma relação muito forte com a cidade, pelas histórias que minha avó costuma contar e por conhecer tudo por ali, desde as tradições, como a pesca de mariscos e a música, muito presente entre os moradores. Meus tios são pescadores, minha mãe e tias são artesãs e minha avó é marisqueira. Então, o ambiente de Marechal Deodoro e todas as suas tradições e referências são muito presentes em tudo que sou”, afirmou Arthur.

Para comemorar a data histórica, a Prefeitura de Marechal Deodoro promove shows e eventos no município. Segue a programação:

Dia 05/08/2017

7h– Alvorada

8h– Hasteamento dos Pavilhões e Homenagem ao Marechal

Local: Palácio Provincial

8h30 – Cortejo até a Casa do Marechal

9h – Inauguração do Ginásio de Esportes da Escola Rosa da Fonseca

10h – Ordem de Serviço de Reforma do Ginásio da Vila Altina

11h – Ordem de Serviço de Pavimentação da Avenida Benedito Agnelo

13h– Ordem de Serviço da Ampliação da Rede de Abastecimento D’água

18h – Inauguração do Conservatório Municipal de Música Maestro José Ramos

19h – Encontro das Filarmônicas

20h – Show- @Mix, PV Mello, Pedrinho Pegação, Jorge de Altinho