Capital

Viaduto de Maceió ganha iluminação especial na campanha Agosto Lilás

Por Assessoria 08/08/2017 07h07
Viaduto de Maceió ganha iluminação especial na campanha Agosto Lilás
Viaduto Oscar Fontes Lima ganhou iluminação especial para o Agosto Lilás - Foto: Assessoria

A Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), aderiu ao Agosto Lilás, campanha criada para combater a violência doméstica.

Durante todo o mês de agosto, o viaduto Oscar Fontes Lima, que liga as avenidas Márcio Canuto e Josepha de Mello, está com iluminação lilás no intuito de chamar a atenção da população para a campanha. Somente em Maceió, durante o ano de 2016, foram denunciados 794 casos de violência contra a mulher, segundos dados fornecidos pelo Ministério Público Estadual de Alagoas. Os crimes vão desde ameaça à lesão corporal, chegando até ao feminicídio, que é a perseguição ou morte intencional de pessoas do sexo feminino pelo fato de ser mulher.

O superintendente da Sima, Frederico Lins, explicou a participação do órgão municipal na campanha Agosto Lilás como algo de extrema importância no combate à violência doméstica. “Em um país onde a violência contra a mulher é também cultural, todos temos que fazer nossa parte e enxergarmos a importância de uma campanha como essa”, disse.

Além do viaduto, outras passagens de nível em Maceió ganharão a nova iluminação. A secretária Celiany Rocha, titular da Semas, ressalta que nesta segunda-feira (7), a Lei Maria da Penha completa 11 anos de vigência e, por este motivo, o mês de agosto é referência para conscientizar sobre o combate à violência contra a mulher.

“A intenção de iluminar espaços públicos com a cor lilás é para chamar a atenção da população ao combate à violência contra a mulher e demonstrar o compromisso da Prefeitura de Maceió com as mulheres vítimas de violência, uma vez que a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) tem uma rede de atendimento a elas, através dos Creas e do acolhimento institucional Viva a Vida”, reforçou Celiany Rocha

Como denunciar

Por meio do Disque 180, a mulher receberá apoio e orientações sobre os próximos passos para resolver o problema. A denúncia é distribuída para uma instituição local, como a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) ou a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), a depender do caso.

O órgão encaminhará o caso para os outros equipamentos de atendimento e acolhimento e dará o suporte desde a parte de acesso à Justiça, ao acolhimento e abrigo sigiloso, se houver necessidade, conforme determinado pela Lei Maria da Penha.

Quando não houver uma delegacia especializada para esse atendimento na região do fato ocorrido, a vítima pode procurar uma delegacia comum, onde deverá ter prioridade no atendimento. Se estiver no momento de flagrante da ameaça ou agressão, a vítima também pode ligar para o 190 ou dirigir-se a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde há orientação para encaminhar a vítima para as entidades competentes.

Endereços e telefones

Coordenação de Políticas para as Mulheres fica na sede da Semas, Avenida Comendador Leão, número 1383, Poço. Telefone: (82) 3315-7873.
Creas Jatiúca fica na Rua Deputado Luiz Gonzaga Coutinho, número 210, Jatiúca. Telefone: (82) 3315-1605.
Creas Poço fica na Praça Raul Ramos, sem número, Poço. Telefone: (82) 3327-3239.
Creas Orla Lagunar fica na Rua Santos Pacheco, número, 342, Prado. Telefone: (82) 3221-2309.
Creas Santa Lúcia fica na Avenida Belmiro Amorim, número 346, Santa Lúcia. Telefone: (82) 3315-6428.
Creas Benedito Bentes fica no Conjunto Cidade Sorriso II, Rua P, Quadra E, Lote 7, Benedito Bentes. Telefone: (82) 3315-5919.
1ª Delegacia Especial de Defesa da Mulher fica na Rua Boa Vista, número 443, Centro. Telefone: (82) 32210676.
2ª Delegacia Especial de Defesa dos Direitos da Mulher fica no Conjunto Cambuci, número 65, Antares. Telefone: (82) 3315-4327.
Juizado da Violência Doméstica contra a Mulher fica na Rua do Imperador, número 139, Praça Sinimbu, Centro. Telefone: (82) 2126-9671.