Política

Governo do Estado vai lançar edital para implantação do acesso à Serra da Barriga

Em União dos Palmares, Renan Filho assinou ordem de serviço para obras de recuperação asfáltica

Por Agência Alagoas 08/08/2017 09h09
Governo do Estado vai lançar edital para implantação do acesso à Serra da Barriga
Obra vai resgatar toda a tradição história, cultural da Serra da Barriga, além de impulsionar o turismo em União dos Palmares - Foto: Assessoria

O governador Renan Filho anunciou, na tarde desta segunda-feira (7), em União dos Palmares, que dentro de 15 dias será lançado o edital de licitação para contratação da obra de pavimentação do acesso à Serra da Barriga. O anúncio foi feito durante a assinatura da ordem de serviço para recuperação asfáltica de 7 km dos acessos à cidade de União dos Palmares, por meio da rodovia AL-205, e outros 11 km de vias urbanas.

Renan Filho afirmou que o acesso à Serra da Barriga abrirá, definitivamente, o caminho para a consolidação do turismo histórico e cultural em União dos Palmares. Ele recordou que na Serra da Barriga viveram, entre 1597 e 1695, mais de 20 mil negros rebelados, onde encontraram refúgio, longe do cativeiro. Este ano, a Serra da Barriga conquistou o título de Patrimônio Cultural do Mercosul.

"Juntos, Governo do Estado e prefeitura, estamos realizando sonhos antigos. Esse é mais um. Nós próximos 15 dias, vou publicar o edital para licitação do acesso à Serra da Barriga. Trata-se de uma obra muito esperada pelo povo dessa região e vai resgatar toda a tradição história, cultural, além de impulsionar o turismo e dar força às mais puras e genuínas tradições de Zumbi dos Palmares", declarou Renan Filho.

O prefeito de União dos Palmares, Areski de Freitas, o ‘Kiu’, afirmou que o acesso ao local vai mudar a história do turismo em União dos Palmares, atraindo, de forma perene, visitantes nacionais e internacionais.

"A construção do acesso à Serra é um sonho de muitos anos, que contará com a participação do município. Mandamos confeccionar o projeto de R$ 10,5 milhões, que terá uma parte de asfalto e outra de calçamento, obra executada pelo Governo do Estado. A gente só tem a agradecer ao governador Renan Filho por esta deferência a União dos Palmares", declarou Kil.

Pró-Estrada

Ao lado do senador Renan Calheiros e do secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, o governador assinou a ordem de serviço para a recuperação asfáltica de 7 km dos acessos à cidade e de outros 11 km de vias urbanas. Os trechos também receberão sinalização horizontal e vertical. As obras começam nesta terça-feira (8).

"Há um ano, o governador Renan Filho lançou esse grande programa. Desde então, o Pró-Estrada tem mudado totalmente a vida dos moradores de 40 municípios; elevando a autoestima, a segurança, a comodidade, além de deixar as cidades mais bonitas. Hoje, aqui na Zona da Mata, estamos dando mais um passo nesse trabalho, desta vez em União dos Palmares, com a maior recuperação já realizada pelo programa", ressaltou Mosart Amaral.

O Pró-Estrada já atua na recuperação do acesso ao distrito de Rocha Cavalcante, em União dos Palmares, cuja obra está em fase de conclusão.

"Esse investimento dará sequência aos que já fizemos na cidade de União dos Palmares, a exemplo do novo prédio da Universidade Estadual de Alagoas  (Uneal), que está praticamente pronto. Já construímos aqui escolas em tempo integral, reformamos outras unidades, recuperamos o centro esportivo; vamos também construir o Hospital Regional da Mata, cujo edital de licitação será lançado até o final deste mês. Vamos também construir o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do tipo 2 que, ao lado do Programa Força Tarefa, já lançado aqui, vai reforçar ainda mais a segurança pública na região, que mais reduz violência no Estado na atualidade ", declarou o governador.

O senador Renan Calheiros anunciou, durante seu discurso, que disponibilizará, por meio de emenda parlamentar, dois tratores que servirão aos movimentos sociais e aos trabalhadores da agricultura familiar.

"O Governo do Estado resgata hoje uma agenda que aí estava há muito tempo, que é a agenda do desenvolvimento de União dos Palmares, a cidade mais importante da região", enfatizou o senador.