Meio ambiente

Projeto Planta Maceió ampliará arborização com doação de mudas

Por Assessoria 10/08/2017 10h10
Projeto Planta Maceió ampliará arborização com doação de mudas
Projeto Planta Maceió - Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) lança no próximo sábado (12) o projeto Planta Maceió, uma iniciativa pautada por ações de educação ambiental que buscam incentivar a arborização e o plantio adequado de árvores na capital. A primeira ação acontece das 9h às 14h, no estacionamento do Maceió Shopping, no bairro de Mangabeiras, onde serão doados mais de mil exemplares de plantas nativas da Mata Atlântica, além de mudas ornamentais, todas de pequeno, médio e grande portes.

Segundo explica o titular da Semds, Gustavo Acioli Torres, a ideia é conscientizar a população não somente sobre a importância do plantio de árvores, mas também sobre o plantio de forma adequada. O secretário conta que o Planta Maceió é um projeto itinerante que deve ocorrer quinzenalmente em bairros diferentes da capital, sempre com o mesmo propósito: a entrega de mil mudas com a orientação técnica e a sensibilização por meio da educação ambiental.

“A arborização é um trabalho de extrema importância, com impactos ambientais significativos, além de deixar a cidade ainda mais bonita por conta da função paisagística. Tendo uma Maceió mais verde, com o plantio adequado conforme a nossa área urbana, as árvores passam a contribuir com a ventilação, permitindo o conforto térmico, e também melhora a sombra. Outros benefícios do plantio são a diminuição da poluição sonora e absorção de parte dos raios solares e da poluição atmosférica, além de favorecer a ambientação de aves”, afirma Gustavo Acioli Torres.

O secretário também ressalta que os exemplares doados no Planta Maceió serão provenientes do Viveiro do Parque Municipal, onde a equipe de Parques e Jardins da Semds produz cerca de oito mil mudas mensalmente. Torres reforça que a doação é uma ação estratégica adotada pela gestão após os meses da quadra chuvosa, período em que normalmente o plantio é intensificado, mas que neste ano se tornou inviável em grande parte da cidade, em decorrência do volume de chuva além do esperado.

“De acordo com o levantamento do Departamento de Arborização e Jardinagem, Maceió recebeu neste ano, até agosto, aproximadamente 11 mil árvores, entre as doações em ações na rua e no próprio Parque Municipal, além do plantio realizado pela Semds em praças, áreas verdes e avenidas. Com a criação a criação do Planta Maceió, nossa meta é superar o número de 15 mil novas árvores na cidade, contando com a ajuda da população”, acrescenta o secretário.

Orientação técnica

Gustavo Torres lembra que o objetivo do projeto é a educação ambiental e a orientação. Segundo esclarece o gestor, a ação será acompanhada por técnicos do Núcleo de Monitoramento Arbóreo (Semds), que devem explicar aos maceioenses sobre o tipo de árvore indicado para a capital, o porte adequado conforme o local do plantio e os cuidados necessários para que a árvore cresça saudável. Além da orientação, o cidadão que receber a sua muda levará um folheto informativo e deve fornecer dados básicos para que a Semds possa monitorar as regiões do plantio a partir do projeto e também acompanhar o crescimento das plantas.

“O plantio é importante e deve ser feito com a ajuda dos maceioenses, mas precisa ser feito com a orientação profissional para evitar que, ao crescer, a planta tenha que ser suprimida por prejudicar redes hidráulica ou elétrica, por interferir na infraestrutura ou que tombe, causando prejuízos. Registramos um alto volume de quedas de árvore na quadra chuvosa, grande parte proveniente do plantio em local inadequado e pela falta de informação. Por isso, vamos levar a orientação para que a arborização ocorra de forma correta”, explica o secretário.

Serviço

O quê: Primeira edição do projeto Planta Maceió
Onde: Estacionamento do Maceió Shopping, no bairro Mangabeiras
Horário: Das 9h às 14h.