Mundo

[Vídeo] Carro atropela manifestantes contra ultradireita e deixa 1 morto nos EUA

Por Uol Notícias 12/08/2017 16h04
[Vídeo] Carro atropela manifestantes contra ultradireita e deixa 1 morto nos EUA
Carro atropela manifestantes contra ultradireita e deixa 1 morto nos EUA - Foto: Reprodução/Vídeo

Um veículo atropelou várias pessoas neste sábado (12) em uma manifestação em Charlottesville, na Virgínia, marcada pela violência entre manifestantes supremacistas brancos e outros contrários aos nacionalistas.

Segundo o prefeito de Charlottesville, Wes Bellamy, em entrevista a CNN, pelo menos uma pessoa foi morta. Não se sabe ainda o número exato de feridos, e nem se o responsável pelo atropelamento foi preso.

Vídeos de testemunhas mostram o momento em que o carro avança sobre manifestantes que marchavam contra os supremacistas brancos. Ele para ao se colidir com outro carro, e o motorista imediatamente dá marcha a ré.

O incidente ocorreu pouco depois de o governador da Virgínia, Terry McAuliffe, ter declarado estado de emergência na cidade e de o presidente dos EUA, Donald Trump, ter condenado "tudo o que representa o ódio", sem citar especificamente o ato dos supremacistas brancos.

"Múltiplos feridos após a colisão de vários veículos. Vários pedestres atropelados", indicaram as autoridades locais na conta oficial no Twitter da cidade de Charlottesville.

A polêmica marcha "Unite the Right" (Unir a Direita) foi organizada como protesto pela retirada de uma estátua em homenagem ao general confederado Robert E. Lee, que liderou as forças sulistas durante a Guerra Civil dos EUA.

Manifestantes e opositores já tinham entrado em confronto ontem por causa da medida.

A manifestação foi classificada como o "maior encontro de ódio de raça em décadas", segundo Southern Poverty Law Center, que investiga pessoas que fomentam a violência racial.