Meio ambiente

Planta Maceió: população recebe mudas para ampliar arborização

Por Assessoria 14/08/2017 07h07
Planta Maceió: população recebe mudas para ampliar arborização
Diva Fonseca é um exemplo de responsabilidade ambiental - Foto: Assessoria

Dezenas de famílias comparecer ao Maceió Shopping, no último sábado (12), para buscar uma das mil mudas entregues à população pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) por meio do projeto Planta Maceió.

A ação de educação ambiental foi lançada pela Semds com o objetivo de incentivar os cidadãos a colaborar com a arborização da cidade. Segundo destacou o titular da pasta, Gustavo Acioli Torres, o projeto será levado às oito regiões administrativas de Maceió.

“A cada quinze dias, estaremos em um bairro diferente, sempre em locais de grande movimentação, com a doação de mil mudas e com as orientações da equipe técnica”, explicou.

A ação foi acompanhada por técnicos do Núcleo de Monitoramento Arbóreo (Semds), que explicaram aos maceioenses sobre os tipos de árvore indicado para a capital, o porte adequado conforme o local do plantio e os cuidados necessários para que a árvore cresça saudável. Além da orientação, os cidadãos também receberam um folheto informativo com o passo a passo do plantio e as orientações sobre os cuidados com a árvore. Um cadastro foi realizado para que a Semds possa monitorar as regiões do plantio a partir do projeto e acompanhar o crescimento das plantas.

A dona de casa Graciete Moraes também participou da ação e destacou a importância da doação de mudas. “É um trabalho muito importante e que deve continuar, pois incentiva a população a valorizar o meio ambiente. Todos têm o dever de ajudar não somente plantando, mas cuidando das árvores já existentes. Elas deixam a cidade mais bonita e trazem diversos benefícios, como a melhora da qualidade do ar”, disse a moradora do bairro de Ponta Verde.

Ao todo foram doadas cerca de mil mudas, entre mais de 20 espécies de exemplares nativos da Mata Atlântica e plantas ornamentais de pequeno, médio e grande portes. Cada cidadão teve o direito de escolher até três mudas, resultando em um cadastro de aproximadamente 400 pessoas de diversos bairros da capital.

O secretário Gustavo Acioli Torres ainda destacou que, além de colaborar com a arborização, o foco da ação é a orientação à população. “O plantio é importante e deve ser feito com a ajuda dos maceioenses, mas precisa ser feito com a orientação profissional para evitar que, ao crescer, a planta tenha que ser suprimida por prejudicar redes hidráulica ou elétrica, por interferir na infraestrutura ou que tombe, causando prejuízos”, acrescentou.

Segundo o titular da Semds, a próxima ação acontece ainda no mês de agosto, desta vez no complexo habitacional Benedito Bentes. O local e horário da segunda edição do projeto Planta Maceió serão divulgados na próxima semana.