Alagoas

Alagoas vai ganhar plano de aceleração da FGV

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 18/08/2017 15h03
Alagoas vai ganhar plano de aceleração da FGV
Governador anunciou a antecipação nas redes sociais nesta quarta - Foto: Thiago Sampaio

O Estado de Alagoas passará a contar, a partir do próximo mês, com um plano de investimentos para aceleração do crescimento. O anúncio foi feito pelo governador Renan Filho, nesta sexta-feira (18), durante entrevista coletiva no Centro de Convenções Ruth Cardoso, no bairro Jaraguá.

“A Fundação Getúlio Vargas está nos auxiliando tecnicamente para fazermos o lançamento de um plano que efetivamente priorize os segmentos econômicos e as políticas públicas que mais tragam resultados para a nossa população”, revelou Renan Filho.

De acordo com Renan Filho, o plano prevê investimentos em áreas como Saúde, Infraestrutura, Educação e Segurança Pública. “Desejamos com esses investimentos dotar Alagoas, cada vez mais, da estrutura necessária para avançar na velocidade que o cidadão precisa e espera”, acrescentou o governador.

Renan Filho esteve no Centro de Convenções para participar da abertura da segunda etapa da I Jornada da Inovação da Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda). Durante a solenidade, foi aberto o Hackathon Insano - 72 horas, uma maratona de programação cujo objetivo é explorar dados abertos e sistemas de software a fim de desenvolver apps (aplicativos) para celulares Android e/ou iOs.

“Nós vamos prioriza esse tipo de evento, de iniciativa, fazendo não somente com um segmento do Governo, mas também apresentando soluções tecnológicas para a Saúde, a Educação, a Segurança Pública, para o cuidado com a criança e a gestante, com o idoso, para a pessoa com deficiência”, declarou Renan Filho.

O evento reúne participantes de vários Estados – a maioria integrante da comunidade acadêmica. O estudante alagoano de Sistemas de Informação Weverton Amorim, 21 anos, confessa que a oportunidade de obter mais conhecimento o motivou a participar da Jornada da Inovação.   “Sempre temos a expectativa de ser premiado, mas não vim com o foco de tirar o primeiro lugar e sim para obter mais conhecimento, conhecer a estrutura desse evento, o primeiro desse porte que participo”, revelou o estudante.

Para o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, o evento é uma oportunidade para que os jovens participantes possam exercer a criatividade e a capacidade de inovação, trazendo-as para o serviço público.

“Haverá premiação de até R$ 40 mil. Os autores dos melhores trabalhos poderão fazer um estágio de seis meses na Secretaria da Fazenda com bolsa de estudos da Fapeal (Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas)”, destacou Santoro.

Economiza Alagoas

 

Também durante a I Jornada da Inovação, foi lançado o site Economiza Alagoas. A plataforma ?já? est?á?? ?disponível na internet (www.sefaz.al.gov.br/economizaalagoas), mas, em breve, também, estará em formato de aplicativo móvel. O Hackathon Insano – 72 Horas vai cuidar dessa parte. O sistema vai permitir a pesquisa de valores de qualquer produto durante período de tempo escolhido por quem o acessa. A busca poderá ser feita por descrição ou através de códigos de barras.

“Trata-se de um sistema inovador que fará com que as pessoas possam economizar nas suas compras do dia a dia. Ele usa como base a nota fiscal do consumidor eletrônica, então quanto mais o consumidor pedir a nota fiscal e mais os empresários usarem o sistema, melhor vai ficar a base de dados. O sistema, inclusive, vai informar geograficamente a loja onde determinado produto estará mais barato. Isso possibilita fazer compras com rapidez, ao menor custo e estimula a competição entre as empresas”, explicou Santoro.

Renan Filho afirmou que a Sefaz encontra-se conectada com as mais vanguardistas tendências tecnológicas do País. “A Sefaz faz um evento muito interessante que incentiva a capacidade criativa, que estimula a inovação em Alagoas, a ciência, a tecnologia. Trata-se de uma iniciativa que vai garantir que pessoas fiquem aqui pelas próximas 72 horas para produzir soluções tecnológicas para a Secretaria da Fazenda e para o consumidor alagoano”, concluiu o governador.