Cidades

Maceió é a primeira capital com tradução para libras no Portal da Transparência

Por Secom Maceió 22/08/2017 16h04
Maceió é a primeira capital com tradução para libras no Portal da Transparência
Tradutor virtual Hugo, da Hand Talk (Mãos que Falam) - Foto: Reprodução

O Portal da Transparência de Maceió já conta com serviço de tradução para Libras, a língua brasileira de sinais. Com a ajuda do tradutor virtual Hugo, da Hand Talk (Mãos que Falam), um intérprete 3D, todas as informações contábeis e financeiras da Transparência da Prefeitura de Maceió, incluindo consultas em tabelas, já podem ser acessadas em tempo real por usuários com deficiência auditiva. A inclusão do intérprete virtual foi possível após a assinatura do contrato entre a empresa Hand Talk e a Secretaria de Controle Interno de Maceió (SMCI).

O acesso é simples. Basta que o usuário utilize o ícone localizado ao lado da tela, em formato de mãos. A disponibilização desta ferramenta faz de Maceió a primeira capital a ter portal da transparência disponível para o público surdo. Com isso o município também cumpre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

“Estamos cumprindo um compromisso. Queremos atingir todos os públicos e chegar a quem tem direito de saber o que o governo faz pelos seus cidadãos. A informação deve estar acessível a todos”, disse o Secretário de Controle Interno, Neander Teles.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem no mundo cerca de 360 milhões de deficientes auditivos. Destes, 9,7 milhões, segundo dados do Censo IBGE 2010, estão no Brasil. A estimativa é que em todos os estados da federação, a população deficiente auditiva gire em torno de 5%. A maioria dos surdos não compreende bem o português e comunicam-se exclusivamente por meio de Libras.

Prata da casa

O tradutor para libras da Hand Talk, uma empresa genuinamente alagoana, é uma ferramenta premiada como a solução mais inovadora do Brasil (2012), o melhor aplicativo social do mundo em 2013 e a Startup mais inovadora da América Latina, em 2014.

Hand Talk

Para o Portal da Transparência (http://www.transparencia.maceio.al.gov.br/) a ferramenta prevê a cobertura de até 40 mil traduções mensais promovendo mais interação entre a Prefeitura de Maceió e os usuários surdos, garantindo-lhes acesso à informação qualificada para o exercício da cidadania.

Ronaldo Tenório, co-fundador e CEO da Hand Talk, avaliou a importância da participação do Hand Talk no Portal de Transparência de Maceió. “É um grande passo para tornar o portal ainda mais transparente para milhões de cidadãos que necessitam obter informação acessível em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.