Cidades

Pontal da Barra sedia festa literária a partir do dia 30

Por 7 Segundos Maceió com Ascom Fmac 23/08/2017 15h03
Pontal da Barra sedia festa literária a partir do dia 30
Rendas, redes e artesanato popular no Pontal da Barra - Foto: Assessoria

Entre os dias 30 de agosto e 02 de setembro, o tradicional bairro Pontal da Barra vai sediar a primeira edição da Festa Literária do Pontal da Barra, a Flipontal. A programação oficial da festa foi apresentada, nesta quarta-feira (23), durante uma coletiva de imprensa realizada na Casa do Surf, localizada na Rua Ernandes Bastos, no Pontal da Barra.

O evento contou com as participações do presidente da Associação Alagoa do Sul e curador da Flipontal, Carlito Lima, do presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinicius Palmeira, do secretário municipal de turismo, Jair Galvão, e da presidente da Associação dos Artesãos do bairro, Lídia do Pontal.

A cerimônia de abertura da 1ª Flipontal acontece na próxima quarta-feira (30), a partir das 19h, na Praça São Sebastião. A programação com mesas de debates, palestras, oficinas, saraus literários, exposições, feira de livros, desfile de moda e apresentações musicais será iniciada na quinta-feira (31) e finalizada no sábado (2).

“Convidamos grandes escritores e palestrantes para a primeira edição da Flipontal, incluindo Audálio Dantas, o jornalista e escritor homenageado. Serão 25 palestras abordando temas relacionados à literatura e outras temáticas ligadas à sexualidade e ao meio ambiente, por exemplo. Além das oficinas, atividades culturais e apresentações musicais que irão ocorrer em diversos pontos do bairro”, contou o curador da Flipontal, Carlito Lima.

A presidente da Associação dos Artesãos do Pontal da Barra, Lígia do Pontal, acredita que a festa literária deve despertar nos estudantes do bairro e de outras localidades o interesse pela literatura. “Será um grande incentivo para os alunos das nossas escolas porque eles vão ser estimulados ao hábito da leitura”, disse.

Para o presidente da Fmac, Vinicius Palmeira, a 1ª Flipontal contribui com a política de democratização da cultura. “Nós estamos comemorando essa ação que reafirma o nosso compromisso de dilatar o acesso aos bens culturais em Maceió. Serão três dias de uma programação rica em cultura e literatura que abraça, inclusive, a comunidade escolar. Espero que seja grande a participação dos maceioenses”, afirmou.

Divulgação do destino

Segundo o secretário municipal de turismo, Jair Galvão, a 1ª Flipontal deve elevar o potencial turístico do bairro. “O Pontal é um dos grandes ícones do destino Maceió, frequentado e visitado por milhares de turistas ao longo do ano. É uma referência cultural influenciada pelo artesanato local, que atrai tantos turistas. Não temos dúvida de que esse evento será mais um diferencial e espero que permaneça no calendário fixo da agenda municipal”, destacou.

A Festa está sendo realizada por meio de uma parceria entre Prefeitura de Maceió, Associação Cultural Alagoa do Sul e Associação dos Artesãos do bairro.