Saúde

Cerest constata irregularidades em motéis de Maceió

Trabalhadores reclamam de más condições e sem carteira assinada

Por 7Segundos/Maceió 24/08/2017 19h07
Cerest constata irregularidades em motéis de Maceió
cerest - Foto: Divulgação/prefeitura de Maceió

Nesta quinta-feira (24), o Centro de Referência do Trabalhador (Cerest) realizou uma fiscalização em três motéis, para avaliar as condições dos ambientes de trabalho dos mesmos em Maceió. Foram encontradas diversas irregularidades nos locais, incluindo a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

"Uma delas contou que pega preservativos usados com um saco plástico, além de ter contato direto com lençóis sujos", disse um dos funcionários do Cerest sobre um dos locais fiscalizados, no qual foi constatado que as camareiras não possuíam vestes adequadas, máscaras ou luvas, aumentando os riscos de contaminação.

De acordo com os trabalhadores, as jornadas de trabalham chegam a 12h por dia, sem o descanso determinado por lei e, pior, nenhum deles tem carteira assinada.

O relatório do que foi encontrado pelos fiscais será encaminhado para o Ministério do Trabalho. A fiscalização foi educativa e pedagógica, para verificação dos ambientes de trabalho e conscientização junto aos trabalhadores.

Em 2013, foi realizada uma inspeção e 40 motéis receberam prazos para se adequarem às exigências.