Polícia

Sindpol constata nova superlotação de presos no 8° Distrito Policial

Por 7 Segundos com assessoria 28/08/2017 15h03
Sindpol constata nova superlotação de presos no 8° Distrito Policial
Presos afirmaram estar sem água e energia nas celas - Foto: Ascom

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) constatou nesta segunda-feira (28), uma nova superlotação de presos no 8º Distrito Policial localizado no Benedito Bentes. Os dirigentes encontraram 16 presos, que denunciaram alimentação insuficiente, falta de água e energia elétrica na carceragem.

O presidente do Sindpol , Ricardo Nazário, disse que a estrutura física da delegacia não suporta o quantitativo de preso, além disso, os policiais civis da distrital, da Central e da Asfixia estão sendo desviados de suas funções, deixando de investigar e atender a população.

Após a visita à Central 3, a diretoria do Sindpol se dirigiu a Delegacia Geral e se reuniu com o Delegado Geral, Paulo Cerqueira, para tratar da superlotação de presos e da custódia por policiais civis.

O Delegado Geral informou que conseguiu 20 vagas no sistema prisional, destacando que até quarta-feira (30) fará a transferência desses presos da Central 3. De acordo com ele, o sistema prisional está superlotado.

Os dirigentes do Sindpol informaram que os policiais civis da Central de Flagrantes estão com problemas na custódia de presos, sendo responsáveis também pela audiência de custódia e remoção de presos.

Para resolver essa situação, o Sindpol fará uma reunião com os policiais civis lotados na Central de Flagrantes nesta quarta-feira (30) até chegar a um entendimento sobre a custódia.

“O Sindpol está preocupado com a situação, não apenas em Maceió, mas em todo Estado, inclusive com os recentes Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), projeto de atual governo do Estado, que também estão lotados de preso. Temos que definir a melhor saída, pois a solução seria que os presídios pudessem receber os presos”, disse Ricardo Nazário

O Sindpol também buscará intermediar com o juiz da Vara de Execução Penal, o Secretário de Ressocialização e o Secretário de Segurança Pública uma solução definitiva para o problema.

Na reunião, o Delegado Geral disse que verificará junto à Secretaria de Ressocialização a disponibilidade de vaga no sistema prisional para que no final de semana, a Central 1 esteja com o menor número de presos possível para que não haja o encaminhamento de preso à Central 3, no 8º DP.