Saúde

Hemoal Trapiche não abre para doação de sangue no feriado da Emancipação

Unidade voltará a funcionar normalmente na segunda-feira (18), das 7h às 18h

Por 7 Segundos Maceió com Agência Alagoas 15/09/2017 12h12
Hemoal Trapiche não abre para doação de sangue no feriado da Emancipação
Setor de Dispensação do Hemoal irá funcionar normalmente para liberar os hemocomponentes para as maternidades e hospitais - Foto: Carla Cleto

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) Unidade Trapiche não irá funcionar para coleta de sangue neste sábado (16), em razão do feriado estadual da Emancipação Política de Alagoas. O atendimento no órgão, que está localizado na Rua Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), será retomado na segunda-feira (18), a partir das 7h.

No entanto, os pacientes alagoanos que necessitarem de sangue não sofrerão nenhum prejuízo, uma vez que o Setor de Dispensação irá funcionar normalmente para liberar os hemocomponentes para as maternidades e hospitais. Também haverá um médico plantonista para atender os pacientes com hemofilia no Ambulatório de Hematologia, segundo informa a gerente da unidade, Verônica Guedes.

“Como acontece durante os feriados municipais, estaduais e nacionais, não funcionaremos neste dia 16, mas nossa equipe estará de prontidão para atender toda a demanda transfusional durante o sábado e domingo. Entretanto, no sábado [23], voltaremos a atender em nosso horário ampliado, das 8h às 17h”, salientou Verônica Guedes.

A Unidade Farol, localizada no Hospital do Açúcar, também não receberá doadores neste dia 16, o que já acontece todos os sábados, uma vez que o funcionamento ocorre exclusivamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. A mesma situação irá se repetir no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que funciona também de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30.

Pré-requisitos

A gerente do Hemoal ressaltou que, para se candidatar à doação de sangue, é necessário ter idade entre 16 a 69 anos, peso igual ou superior a 50 kg e estar em perfeito estado de saúde. Os voluntários, segundo Verônica Guedes, devem comparecer aos postos de doação portando um documento de identificação com foto.

“Com relação aos menores de 18 anos, é necessário estarem acompanhados dos pais e/ou responsáveis para autorizar a doação. Ficam impedidos de doar sangue aqueles que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. As gestantes e lactentes não é permitida a doação e, no caso dos doadores que irão repetir o procedimento, deve ser respeitado um prazo de três meses para as mulheres e dois para os homens”, esclareceu Verônica Guedes.