Educação

Servidores da educação realizam protesto por reajuste salarial em São Luís do Quitunde

Os profissionais cobram da prefeitura um reajuste salarial que há sete anos não acontece

Por 7 Segundos Maceió 19/09/2017 12h12
Servidores da educação realizam protesto por reajuste salarial em São Luís do Quitunde
Professores reivindicando pagamento do piso salarial - Foto: Cortesia ao 7 Segundos

Professores e servidores da rede municipal de São Luís do Quitunde, Região Norte de Alagoas, protestaram na manhã desta terça-feira (19), pelas principais ruas da cidade e se concentraram em frente à prefeitura para reivindicar o pagamento do reajuste salarial. A caminhada aconteceu às 8h da manhã e contou com representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Alagoas (Sinteal).

Os profissionais cobram da prefeitura um reajuste salarial que há sete anos não acontece. Segundo os manifestantes, a pauta não é só para ajuste salarial, é por reajuste de acordo com o que regulamenta a lei n° 11.738, sancionada em 16 de julho de 2008 que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

De acordo com a Secretaria de Assuntos Municipais do Sinteal, Darci Acioli, já foram feitas três reuniões e o município solicitou que a entidade aguardasse para que a prefeita fizesse os estudos técnicos para apresentar o percentual de reajuste.

“Na última reunião com a prefeita e o secretário de educação a proposta apresentada foi de 55% para os profissionais da educação, porém o município está negando o reconhecimento da sua valorização. Na qual o município não quer reenquadrar esses profissionais afirmando que não tem recursos”, afirma Darci Acioli.

O secretario de educação Cícero Alberto afirmou que foi oferecido aos professores 7.64%, porém o Sinteal teria negado a proposta. “O que o sindicato queria era uma proposta de 40% a 70%, só que não tínhamos condições nesse momento e por isso marcamos outra reunião para o dia 28”, explicou.