Cidades

Vereadores voltam a discutir suposta cartelização nos postos de combustíveis de Maceió

Por Redação com assessoria 21/09/2017 19h07
Vereadores voltam a discutir suposta cartelização nos postos de combustíveis de Maceió
CEI dos Combustíveis realiza audiência pública para ouvir a população - Foto: Assessoria

Vereadores de Maceió, por meio da Comissão Especial de Inquérito (CEI), instalada pela Câmara Municipal de Maceió (CMM), voltam a discutir, nesta sexta-feira (22), os preços abusivos e indícios de cartelização praticados nos postos de combustíveis da capital. Desta vez, a discussão acontece em audiência pública, às 9h, no Plenário da Casa. 

Segundo o vereador José Márcio Filho (PSDB), presidente da CEI, o debate com a presença popular é fundamental, uma vez que a comissão é fechada e dela não puderam participar nas etapas anteriores representantes da sociedade civil. “Vamos ouvir agora as sugestões das entidades civis para finalizarmos o relatório. Será, portanto, um momento importantíssimo”, informou o parlamentar. 
 
A audiência pública será presidida pelo vereador Silvânio Barbosa (PMDB), relator da comissão, que apresentou a sugestão para a realização do debate popular desta sexta. “A CEI foi criada após denúncias que esta Casa recebeu sobre possível cartel no preço dos combustíveis em Maceió. Por outro lado, sempre dissemos que nossa intenção não é julgar ou culpar quem quer que seja antecipadamente. Sabemos que o setor gera muitos empregos e não é objetivo da Comissão causar prejuízo. Porém, existe uma insatisfação com a comparação de valores entre Maceió, o próprio Litoral Norte, que vende gasolina mais barata, Arapiraca e outras capitais como Recife”, afirmou Silvânio Barbosa.
 
O Ministério Público Estadual (MPE), por meio do promotor Marx Martins, que integra a Promotoria de Defesa do Consumidor da Capital, se engajou na iniciativa, tornando-se um importante aliado no fortalecimento do trabalho da CEI na busca por explicações sobre o que acontece em Maceió para a gasolina ser mais cara que em cidades como Arapiraca. 
 
Do mesmo modo, o Procon, cujo diretor João Neto entregou à CEI notas fiscais da compra dos combustíveis, que foram negadas pelos donos de postos em Maceió, e intensificou a fiscalização nos estabelecimentos da capital.
 
Além de José Márcio e Silvânio Barbosa, integram a Comissão os vereadores Luciano Marinho, vice-presidente (Podemos), Silvânia Barbosa (PRB), Francisco Sales (PPL), Lobão (PR) e Samyr Malta (PSDC).