Tempo

Maceió tem o inverno mais longo dos últimos 30 anos e acumula prejuízos

Por 7 Segundos com assessoria 25/09/2017 16h04
Maceió tem o inverno mais longo dos últimos 30 anos e acumula prejuízos
Por causa das chuvas, quatro casas já desabaram na região - Foto: Reprodução

A primavera já chegou e as chuvas que vieram no dia 21 de maio ainda continuam na capital, esse cenário reflete que Maceió registrou  o inverno mais longo dos últimos 30 anos. Além de inúmeras inundações,  sete morrem e uma continua desaparecida por causa dos deslizamento de barreiras.

Ainda por causa das chuvas, as obras para nivelamento de pista e contenção de barreiras ficam prejudicadas por causa do terreno molhado. Com o tempo de estiagem previsto para próxima semana a Prefeitura deve iniciar um grande programa para recuperar 50 vias em toda Maceió.

"Iniciamos um grande trecho na Avenida Buarque de Macedo e já a partir da próxima semana vamos executar obras em outras importantes vias, que serão totalmente recuperadas para melhorar a mobilidade da população maceioense", disse o Prefeito Rui Palmeira.

Diariamente, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) realiza uma intensa ação de recuperação em diversos bairros de Maceió, com uma média 10 equipes em vários bairros e localidades.

No dia 21 de maio tiveram início as chuvas em Maceió, que se estendem praticamente até hoje, tendo curtos períodos secos, causando grandes danos à capital. Os dias que antecederam o dia 27 de maio foram bastante chuvosos com pluviometria acumulada registrada de 349,8 mm, quase o total esperado para todo o mês de maio, que era de 382,2 mm.

Os maiores volumes registrados, foram nos dias 26 e 27 de maio, 112 mm e 130 mm, respectivamente, quando chegaram diversas ocorrências como deslizamentos com soterramento (sete vítimas fatais confirmadas e um desaparecido), desabamentos de casas, quedas de árvores e vários pontos alagados, além do transbordamento do Rio Jacarecica, Lagoa Mundaú e Rio Pratagy, causando inundações aos bairros próximos as suas margens. Somente em maio, foram contabilizadas 3.024 pessoas desalojadas, 258 pessoas desabrigadas e 507.200 pessoas afetadas por conta dos deslizamentos e inundações decorrentes dos grandes volumes pluviométricos registrados no dia 27 de maio.

As localidades mais atingidas encontram-se distribuídas em sete complexos de risco: Complexo Benedito Bentes, Complexo Tabuleiro, Complexo Chã da Jaqueira, Complexo Lagoa Mundaú, Complexo Baixo Reginaldo, Complexo Alto Reginaldo, Complexo Litoral Norte. A Grota da Cicosa e a Grota do Pau D'Arco foram as áreas que registraram os maiores deslizamentos, com desabamento total de residências e vítimas fatais.