Saúde

Com apenas 44% do estoque de sangue, Hemoal faz coleta nesta sexta (06)

Ação vai ocorrer das 8h às 16h, no Colégio Santa Rosa, localizado na Rua José Fragoso

Por Agência Alagoas 06/10/2017 08h08
Com apenas 44% do estoque de sangue, Hemoal faz coleta nesta sexta (06)
Hemoal investe em coletas externas para facilitar o acesso dos alagoanos à doação - Foto: Carla Cleto

Com apenas 44% do quantitativo de sangue mínimo necessário, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta externa nesta sexta-feira (6), no Colégio Santa Rosa, localizado na Rua José Fragoso, no bairro Pajuçara, em Maceió. A ação vai ocorrer das 8h às 16h, e visa estabilizar o estoque do Hemocentro, que deveria contar com pelo menos 300 bolsas, mas só dispõe de 132.

Desse total, não há nenhuma bolsa da tipagem B negativa, apenas uma A negativa, sete B positiva e cinco O negativa. Por esta razão, a Gerência do Hemoal investe em coletas externas, visando facilitar o acesso dos alagoanos à doação voluntária de sangue, para atender à demanda transfusional das maternidades e hospitais públicos de Alagoas.

Para se candidatar à doação de sangue, segundo a gerente do Hemoal, Verônica Guedes, é necessário estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos é necessário estar acompanhado dos pais para que autorizem o procedimento.

“Ficam impedidos de doar sangue as pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, bem como mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Para repetir a doação, as mulheres devem respeitar um prazo de três meses e os homens um intervalo de dois”, salientou Verônica Guedes.

Postos Fixos

Os voluntários também podem se dirigir aos postos fixos do Hemoal. Além da unidade Trapiche, localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, as doações podem ser realizadas na unidade Farol, no Hospital do Açúcar.

A unidade Farol atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, e a do Trapiche, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h.

No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.