Alagoas

Tartarugas iniciam período de desova e Biota recomenda cuidados

Por 7 Segundos Maceió com Agência Alagoas 07/10/2017 10h10
Tartarugas iniciam período de desova e Biota recomenda cuidados
Instituto recomenda que durante o período em que as tartarugas marinhas saem do mar para enterrar os ovos na areia da praia, a população entre em contato com o Biota. - Foto: Assessoria

O Instituto Biota de Conservação registrou na noite de quinta-feira (5) a primeira ocorrência reprodutiva de tartaruga marinha na praia de Cruz das Almas, em Maceió. O instituto foi informado por populares sobre a desova. O presidente do Biota, o biólogo Bruno Stéfanis, explica que o período de setembro a março, as tartarugas deixam o mar para desovar na areia. Entre 45 a 50 dias, os filhotes deixam os ovos e são direcionados ao seu habitat natural.

O Biota é responsável pelo monitoramento das desovas e encalhes das tartarugas marinhas nas regiões da Barra de São Miguel; Francês, em Marechal Deodoro; Mirante da Sereia, em Maceió; até a praia de Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio.

O instituto recomenda que durante o período em que as tartarugas marinhas saem do mar para enterrar os ovos na areia da praia, a população entre em contato com o Biota. “Deixar o animal fazer a desova é fundamental. Evitar fazer fotos com flashes também é importante para não assustar as tartarugas. A forte iluminação faz com que o animal retorne ao mar e não ponha seus ovos”, esclarece Bruno Stéfanis.

Para entrar em contato com Instituto Biota de Conservação é simples e fácil: basta ligar para 82 – 9 9115-2944; 9 9115-5516; e 9 8815-0444. Existe ainda o aplicativo Biota Mar. Nele, é possível comunicar a ao instituto sobre as desovas e encalhes das tartarugas marinhas.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) atua, desde 2015, como parceira das ações executadas pelo Instituto Biota. A secretaria do Governo de Alagoas contribui efetivamente para a logística da equipe de biólogos, a exemplo do deslocamento para chegar até os locais onde se constate a presença das tartarugas marinhas. 

Contatos: 82 9 9666-8407 - Bruno Stéfanis, presidente do Biota.