Meio ambiente

Planta Maceió faz doação de 3 mil mudas na Bienal

Por 7Segundos com assessoria 07/10/2017 14h02
Planta Maceió faz doação de 3 mil mudas na Bienal
Planta Maceió faz doação de 3 mil mudas na Bienal - Foto: Secom/Maceió

O projeto Planta Maceió promove, até o domingo (08), uma edição especial na 8ª Bienal do Livro de Alagoas, no Centro de Convenções. A ação ocorre por meio da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) e a Ufal, que nesta edição da Bienal reforçou as ações de responsabilidade ambiental no evento.

Além de ações educativas e oficinas de brinquedos recicláveis para crianças, ao todo, três mil mudas de árvores serão levadas para doação. “Nosso objetivo é trazer educação ambiental e com o apoio da população deixar Maceió mais arborizada. A cidade ainda carece de arborização em varias partes da cidade. Essa é a quarta edição do projeto. Na Bienal estamos doando um ou duas mudas para quem quiser levar para casa e ensinando como cuidar delas”, explicou Gustavo Acioli Torres, titular da Semds.

Até domingo, o visitante que recebeu a sua muda também levará um folheto informativo e deve fornecer dados básicos para que a Semds possa monitorar as regiões do plantio a partir do projeto e também acompanhar o crescimento das plantas. “Acho uma ação muito eficiente para a cidade. Maceió carece de uma arborização mais efetiva, pois as árvores trazem um microclima muito adequado para a nossa cidade, com sombra e frescor”, disse a arquiteta, Larisse Menezes, que foi levou sua família para a Bienal.

Responsabilidade socioambiental

A realização do projeto Planta Maceió na Bienal do Livro de Alagoas faz parte das ações promovidas pela Ufal para reduzir os impactos ecológicos causados pela estrutura e montagem da feira de livros, assim como pelo uso de energia e outros recursos naturais. Segundo a instituição, materiais recicláveis como plásticos, banners, papéis e vidros serão encaminhados à Cooperativa dos Recicladores de Maceió (Cooplum), responsável pelo recolhimento e tratamento desses resíduos.