Cidades

Saiba como funciona o recurso de rotas do transporte coletivo no CittaMobi

Por 7 Segundos Maceió com Secom Maceió 09/10/2017 17h05
Saiba como funciona o recurso de rotas do transporte coletivo no CittaMobi
Saiba como funciona o recurso de rotas do transporte coletivo - Foto: Divulgação

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) lançou, no mês passado, um novo recurso do aplicativo CittaMobi para aumentar ainda mais a facilidade das viagens de ônibus do maceioense.

Com o roterizador de viagens, os usuários do transporte coletivo urbano podem conferir a parada de ônibus para qual devem se dirigir, o ônibus que devem pegar e o tempo de duração para a chegada do coletivo naquele ponto, bem como o do destino final.

Pensando nessa praticidade e modernização, a SMTT explica em detalhes como se deve usar o novo recurso do aplicativo Confira abaixo:

Como funciona o recurso de rotas?
– Ao acessar o CittaMobi, na parte inferior será vista uma aba com o nome Rotas e o usuário colocará a origem. Se ele não souber, pode usar a localização do próprio celular e, em seguida, colocar o destino. Também é possível programar o dia e a hora que o usuário do aplicativo vai querer sair de onde está ou ir durante o momento da pesquisa.

O que o aplicativo vai me mostrar?
– O CittaMobi indicará os ônibus que passam mais próximos do local e dará as três melhores rotas para que o usuário do transporte possa escolher a mais rápida e chegar ao destino programado no tempo indicado. O roteirizador trabalha com os dados em tempo real, enviados por equipamentos instalados em toda a frota de ônibus de Maceió.

Por que a implantação de um roteirizador?
– De acordo com uma pesquisa nacional realizada em junho deste ano, 44% dos passageiros de ônibus levam mais de 45 minutos ao se deslocarem de casa para o trabalho. Nas capitais brasileiras, esse tempo aumenta significativamente e pode fazer com que as pessoas levem até mais de uma hora nesse deslocamento. Considerando esse cenário, a busca da melhor rota tem aparecido como uma das principais necessidades dos brasileiros.

Qual a importância dessa nova ferramenta?
– Esse serviço tira muitas dúvidas dos passageiros que poderão saber como chegar a determinados pontos. Além do passageiro comum, o turista e o deficiente visual ou auditivo que também utilizam o sistema público de transporte vão poder baixar o aplicativo, utilizar o roteirizador e se dirigir ao ponto sem ficar perdido na cidade com uma previsão muito real.

Sobre o aplicativo

O CittaMobi é um aplicativo gratuito, com cerca de 800 mil downloads e lançado pela Prefeitura de Maceió para smartphones e visualização no computador. Ele auxilia o usuário do transporte coletivo no acompanhamento em tempo real de toda a frota de ônibus coletivos de Maceió podendo programar a saída para o ponto ou terminal de ônibus mais próximo sem precisar aguardar por mais tempo.

No CittaMobi, é possível fazer um elogio, reclamação ou sugestão de uma linha de ônibus específica. Basta escolher o ponto de ônibus e tocar em uma das linhas que passam naquela região. O ícone do alto-falante na cor azul aparecerá. Tocando no ícone será possível informar sobre atrasos, veículo que não parou no ponto de ônibus, itinerário errados ou previsões erradas.

Desde seu lançamento, novas funcionalidades passaram a ser adicionadas, transformando-o não só em uma solução para mobilidade urbana, mas também em uma plataforma de serviços para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos na área de transporte público. Possui ainda uma versão para deficientes visuais que, além de informar o horário do ônibus, permite o acompanhamento de todo o trajeto e a indicação do ponto de descida.