Região Metropolitana de Maceió

Prefeitura de Marechal deve demolir 13 barracas para iniciar obra de revitalização em orla

Por 7 Segundos Maceió 13/10/2017 15h03
Prefeitura de Marechal deve demolir 13 barracas para iniciar obra de revitalização em orla
Barracas Praia do Francês - Foto: Divulgação

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, realizou uma reunião com o superintendente da SPU em Alagoas, e donos das barracas da Praia do Francês, para definir o calendário da demolição e relembrar detalhes do acordo judicial nesta sexta-feira (13). Ao todo 13 barracas serão demolidas em prol de uma obra de revitalização da orla que deve ser iniciada no dia 01 de novembro.

Durante a reunião, o prefeito Cacau informou a Prefeitura se disponibilizou a fazer a demolição como forma de amenizar os prejuízos dos empresários. Ele disse também que devido as fortes chuvas que atingiram o município e prolongamento do período chuvoso, tentou prolongar o prazo para a demolição, mas não obteve êxito.

“Tentei por algumas vezes, mas o Vitor, da SPU, me explicou que não seria possível porque todas as ações foram homologadas na Justiça Federal e o prazo tem que ser cumprido. Então, para amenizar as despesas de vocês vamos fazer a demolição e a limpeza do local.”, disse o prefeito.

A partir do dia 24 de outubro, a prefeitura irá disponibilizar uma equipe da SMTT para ajudar no fluxo dos veículos e autorizar a passagens de caminhões de pequeno porte pelo calçadão da orla para a retirada dos pertences de dentro das barracas. Este trabalho será realizado pelos donos das barracas sempre a partir das 15h.

Até o dia 31 de outubro todas barras devem estar vazias e já com o fornecimento de água e energia interrompidos. No dia 01, a partir das 8h, a Prefeitura de Marechal Deodoro iniciará as demolições.

Ainda durante a reunião, o superintendente de Patrimônio da União em Alagoas (SPU) Victor Braga, lembrou aos empresários sobre os termos do acordo judicial assinados por todos e as punições para o caso de desobediência.

“Todos nós aqui assinamos um documento que foi homologado pela Justiça Federal. Então, qualquer pessoa que descumprir com as suas obrigações, sejam os barraqueiros, seja a prefeitura, estará descumprindo uma ordem da Justiça Federal. Então se alguém tentar impedir a derrubada de alguma barraca, pagará uma multa de cem mil reais. Caso alguém decida recorrer, mesmo sabendo que abriram mão, a multa será de três mil reais ao dia”, disse o superintendente.

Imediatamente após a derrubada das barracas, a Prefeitura irá realizar a limpeza do local e pretende fazer um trabalho paliativo para que a orla fique pronta para receber turistas, visitantes e os próprios deodorenses durante o verão.

Além do plantio de gramas e a construção de um playground para as crianças, outras processos devem ser  instalados na orla. O projeto da nova orla da Praia do Francês está em fase final de produção e será apresentado à Caixa Econômica para aprovação no final deste mês. O projeto esta orçado em R$ 5 milhões de reais. Deste total, R$3,5 mi já estão empenhados para a primeira etapa da obra e foram garantidos pelo Ministério do Turismo.