Justiça

Justiça proíbe Arsal e SMTT de multar motoristas de Uber em Rio Largo

Por Assessoria com 7 segundos 13/10/2017 15h03
Justiça proíbe Arsal e SMTT de multar motoristas de Uber em Rio Largo
Motoristas do Uber não podem ser mais multados - Foto: Ilustração

A Justiça determinou que motoristas de Uber podem circular livremente no município de Rio Largo. A decisão ficou por conta da juíza Marclí Guimarães da 1ª Vara de Rio Largo, que concordou parcialmente com o pedido liminar proposto pelo Ministério Público Estadual. Apesar de defender a atuação dos motoristas de Uber dentro de Rio Largo, pedia a proibição de que os uberistas aguardassem as chamadas dentro do território do município. 

A magistrada entendeu que impedir os motoristas de partirem de dentro cidade fere a lei nº 12.965 de 2014, o chamado Marco Civil da Internet.  Para ela peitear que os motoristas partam de um local que não seja de dentro do território do Município de Rio Largo/AL, implicitamente, não só indica a modificação física de prestação do serviço, como também a modificação tecnológica, violando-se, o que está na lei.

Na decisão, a juíza também proibiu a que Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Rio Largo, autuem os motoristas por circular como Uber, estabelecendo uma multa de R$10 mil aos órgãos, para cada autuação feita nesse sentido.

“Enquanto pendente a elaboração de norma, afigura-se que a fiscalização por parte da SMTT e da Arsal deve se restringir à verificação da regularidade da documentação do veículo, da coibição de embriaguez ao volante e outras medidas que se impuserem necessárias; mas não à vedação da atividade desenvolvida pura e simplesmente com base na Lei de Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012)”, ressaltou a magistrada.