Cidades

SMTT registra redução no tempo das viagens de ônibus pela Faixa Azul

Cerca de 300 mil usuários são beneficiados diariamente com a fiscalização

Por 7 Segundos Maceió com Secom Maceió 17/10/2017 17h05
SMTT registra redução no tempo das viagens de ônibus pela Faixa Azul
Mesmo com fiscalização eletrônica, ainda é permitido trafegar na faixa azul em dias úteis entre às 20h e 6h, feriados e finais de semana - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Após a implantação da fiscalização eletrônica na Faixa Azul, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT) registrou uma redução de quase nove minutos nas viagens de ônibus realizadas na Avenida Fernandes Lima, maior corredor de transporte da capital. A SMTT estima que cerca de 300 mil usuários estejam sendo beneficiados diariamente com a fiscalização.

Segundo dados da SMTT, os usuários que precisavam se deslocar nas avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, entre às 7h e 8h, levavam cerca de 44 minutos para percorrer o percurso da antiga rotatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF) até a Praça do Centenário.

Com a implantação da fiscalização eletrônica, esse tempo caiu para quase 35 minutos, em um dos horários mais movimentado nestas avenidas. De acordo com o titular da SMTT, Antônio Moura, a redução é reflexo das constantes campanhas educativas realizadas pelo órgão.

“Os condutores passaram a respeitar cada vez mais a Faixa Azul e hoje estão muito mais conscientes. Deixando esse espaço livre para a circulação dos ônibus, os motoristas ajudam a melhorar o trânsito e a qualidade de vida de milhares de cidadãos que utilizam esse meio de transporte”, explica.

A redução no tempo das viagens também foi registrada nos horários de volta dos usuários para casa. No trecho entre o colégio Santa Madalena Sofia e a antiga rotatória, o tempo de viagem, que era de 42 minutos, agora caiu para 35, entre as 17h e as 18h. “Esse é um tempo em que o cidadão pode aproveitar com sua família, para fazer um lanche e é um benefício muito grande para o usuário do transporte coletivo, que, antes da Faixa Azul, levava quase uma hora para ir e voltar ao trabalho”, afirma o superintendente.