Geral

Após vandalismo, Prefeitura renova pintura de viadutos pichados

Por Assessoria 18/10/2017 11h11
Após vandalismo, Prefeitura renova pintura de viadutos pichados
Prefeitura renova pintura de viadutos pichados - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Maceió iniciou, nesta quarta-feira (18), a recuperação da pintura dos viadutos Ib Gatto Falcão e José Aprígio Vilela, no Poço e no Farol, que foram alvo da ação de vândalos após terem sido revitalizados. Ao acompanhar os serviços nesta manhã, o prefeito Rui Palmeira falou sobre as medidas que devem ser adotadas para coibir a pichação e a degradação de espaços públicos da capital.

“É lamentável. A gente vem buscando parcerias para revitalizar os espaços públicos da cidade, vem conseguindo fazer diversos trabalhos conjuntos com a iniciativa privada para recuperar áreas, no entanto nos deparamos com situações tristes como esta, de vandalismo. Não podemos deixar desta forma, vamos recuperar o mais rápido possível, mas também vamos punir estes vândalos, penalizá-los na forma da lei e só assim vamos conseguir coibir esse tipo de prática”, disse o prefeito.

A pintura nos dois viadutos foi iniciada pela manhã com equipes da Ibratin e da Casas Jardins, que fizeram a adoção dos espaços e há menos de duas semanas concluíram a revitalização, incluindo arte em grafitagem. Titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), Gustavo Acioli Torres acompanhou o serviço e ressaltou o dano em relação aos recursos gastos. De acordo com o gestor, um boletim de ocorrência foi registrado para a polícia colabore na identificação dos vândalos.

“O prejuízo chega a quase R$ 20 mil em cada viaduto. A pintura está sendo completamente refeita, mas pedimos a colaboração da população para denunciar à polícia casos como estes. Pichação e vandalismo são crimes previstos no artigo 65 da Lei 9.605/98, que é a Lei dos Crimes Ambientais, com pena de detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa. A cidade é de todos e, da mesma forma que trabalhamos para deixá-la bonita, precisamos que os cidadãos ajudem a mantê-la da mesma forma”, disse Gustavo Torres.