Tecnologia

A partir de novembro, cidadãos poderão emitir ?certidões cíveis e criminais online

Certidões referentes ao segundo grau de jurisdição

Por 7 segundos Maceió com TJ/AL 20/10/2017 20h08
A partir de novembro, cidadãos poderão emitir ?certidões cíveis e criminais online
Usuários de dispositivos móveis Android e iOS podem baixar o aplicativo Ponto Certo Bem Legal - Foto: Ilustração

A partir de novembro, o cidadão que precisar emitir certidões cíveis e criminais do Tribunal de Justiça de Alagoas, referentes ao segundo grau de jurisdição, poderá fazer a partir de seu computador ou celular. O Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação do TJ/AL aprovou nova ferramenta desenvolvida internamente para o serviço, em reunião nesta sexta-feira (20).

O desembargador Domingos Neto, coordenador do Comitê, frisou que o desenvolvimento do sistema pela própria Diretoria de Tecnologia da Informação (Diati) do TJ gerou uma economia de R$ 400 mil para a instituição, preço estimado da ferramenta no setor privado, fora os custos futuros com manutenção.

“No período eleitoral, chegam a ser expedidas mais de 3 mil certidões, e isso era feito de forma manual, o que gerava um prejuízo para a prestação jurisdicional. É a Diati dando provas da sua capacidade, e a demonstração de uma política de Tecnologia voltada tanto para a comodidade do jurisdicionado quanto para a administração”, explicou Domingos Neto.

Com a novidade, cidadão preencherá os dados em formulário na internet e aguardará a certidão em seu e-mail. Para as certidões de primeiro grau, o sistema já existe. “A população vai poder emitir de forma muito ágil e prática”, ressalta José Baptista, diretor da Diati.

Ainda de acordo com Baptista, o sistema foi desenvolvido mais rápido do que seria em caso de contratação de uma empresa. “Foi uma demanda da Presidência do Tribunal ao Comitê de Tecnologia, o desembargador Domingos foi sensível ao caso e priorizou. Em 30 dias a ferramenta ficou pronta”.