Cultura

Orquestra Sinfônica da Ufal fará homenagem às crianças no próximo concerto

Concerto será realizado na próxima quinta-feira (26), no Teatro Deodoro, em Maceió

Por 7 Segundos Maceió com Assessoria 23/10/2017 10h10
Orquestra Sinfônica da Ufal fará homenagem às crianças no próximo concerto
O concerto faz parte do Quinta Sinfônica e começa às 20h - Foto: Assessoria

De volta ao palco do Teatro Deodoro, nesta quinta-feira (26), a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas fará uma apresentação especial em homenagem às crianças. A regente Débora Borges escolheu três obras que farão a alegria dos pequenos e dos adultos também, já que elas estão no imaginário de todos. O concerto faz parte do Quinta Sinfônica e começa às 20h. A entrada é gratuita.

O público infanto-juvenil já está garantido. A Diretoria de Teatros de Alagoas, que é parceira da Ufal no projeto Quinta Sinfônica, já agendou a participação de 300 alunos das escolas municipais João XXIII, Olavo Bilac e Arnom de Melo e do Centro Educacional de Jovens e Adultos Professor Paulo Freire. Quem também tiver interesse em assistir é bom chegar uma hora mais cedo para garantir seu convite.

Serão executadas cinco peças, começando com Overture Nabucodonosor, de Giuseppe Verdi (1813-1901) e Sinfonia n. 101 – “The Clock”, de Joseph Haydn (1732-1809). As três últimas serão uma homenagem às crianças, já que outubro é dedicado a elas. Serão as trilhas dos filmes Jurassic Park, de Joshua Williams, e Pirates of the Caribean, de Hans Zimmer, e a do jogo Super Mario Bros, de Koji Kondo.

Concerto didático

Esse mês de outubro, a Orquestra Sinfônica também está retomando os concertos pedagógicos, um projeto de extensão que busca difundir a música instrumental, tornar conhecidas peças de grandes compositores, do popular ao erudito. Começou durante a 8ª Bienal Internacional do Livro e o próximo será no Lar São Domingos, em Maceió, dia 31, a partir das 15h.

Com o concerto didático, a Orquestra quer se aproximar da comunidade, das crianças, dos jovens; quer ampliar o alcance da cultura erudita e promover a formação do público para concerto. A regente Débora Borges apresenta os músicos, os instrumentos, a que “família” eles pertencem, os sons que eles emitem. Tudo é bem didático para que as pessoas possam se familiarizar com esse mundo da música instrumental.

Quinta Sinfônica

O projeto Quinta Sinfônica está em sua sétima edição e é realizado pela Ufal, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL) e a Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal). Ao longo dos últimos anos, são oferecidos concertos gratuitos à comunidade, sempre na última quinta-feira do mês.

É um projeto de extensão da Universidade e vem conseguindo apresentar um repertório de músicas que vão do erudito ao popular.

SERVIÇO

O quê: Quinta Sinfônica
Quando: 26 de outubro, às 20h
Onde: Teatro Deodoro
Entrada franca

O quê: Concerto didático
Quando: dia 31 de outubro, às 15h
Onde: Lar São Domingos, na Avenida Gustavo Paiva, 4291, Mangabeiras, Maceió.