Capital

Mulheres de presos protestam e denunciam maus-tratos no sistema prisional

O protesto aconteceu em frente ao prédio do Palácio da República dos Palmares, no Centro.

Por 7 Segundos Maceió 23/10/2017 15h03
Mulheres de presos protestam e denunciam maus-tratos no sistema prisional
Visitas ao Presídio podem ser suspensas, após diagnóstico de meningite - Foto: Assessoria

Na tarde desta segunda-feira (23), esposas e mães de detentos realizaram um protesto pedindo o retorno das visitas e denunciando maus-tratos a presos no sistema prisional. O protesto aconteceu em frente ao prédio do Palácio da República dos Palmares, no Centro.

Anteriormente, as mulheres estiveram reunidas com o juiz da 16ª Vara Criminal da Capital, José Braga Neto, no Fórum da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Apesar do protesto, a Secretaria de Estado da Ressocialização (Seris) ainda não tem previsão de quando as visitas serão retomadas. A Seris negou as acusações e reiterou que existe um canal de comunicação permanente no qual os familiares podem se manifestar.

“O Governo do Estado, através da Secretaria do Planejamento e Gestão Pública, mantém um diálogo permanente com a categoria para valorizar e promover melhores condições de trabalho para os agentes penitenciários”, disse em nota, acrescentando que está trabalhando para  que a situação das visitas seja normalizada o quanto antes.

Na última sexta-feira (20), os agentes penitenciários rejeitaram a contraproposta apresentada pelo Governo de Alagoas e, pela segunda vez em 15 dias, os familiares de presos não puderam entrar nas unidades prisionais nos dias de visita.

De acordo com Kleyton Anderson,  presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen/AL),  a contraproposta apresentada pelo governo foi rejeitada pela maioria dos agentes, visto que as alegações iriam de encontro a pontos já acordados entre as partes.