Trânsito

Em 15 dias, Sindicato flagra mais de 140 transportes clandestinos em Maceió

Por 7 Segundos com Assessoria 24/10/2017 17h05
Em 15 dias, Sindicato flagra mais de 140  transportes clandestinos em Maceió
Veículos clandestinos não passam por vistorias e não seguem normas - Foto: Reprodução

O levantamento feito pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb), mostra que mais de 140 veículos fazem todos os dias o transporte clandestino de passageiros. Os dados foram coletados em sete bairros diferentes, onde os índices de transporte clandestino são considerados elevados, como Benedito Bentes, Chã do Bebedouro, Chã da Jaqueira, Cruz das Almas, Graciliano Ramos, Jacintinho e Vergel do Lago.

No bairro da Chã do Bebedouro, foram flagrados 45 veículos diferentes trafegando na Avenida Vereador Dário Marsiglia. Apenas dois eram carros comuns com placa cinza de Maceió. E os demais veículos, táxis com placa vermelha também da capital. Os transportes irregulares nesse local levam passageiros que saem do bairro com destino ao centro da cidade, mesmo trajeto do ônibus que faz a linha Chã da Jaqueira – Centro via Bebedouro. Na avenida, existe um supermercado e um posto de combustível que possuem pontos de táxis. Os motoristas foram flagrados saindo desses pontos e embarcando passageiros clandestinamente.

Logo em seguida, aparece o bairro do Jacintinho. Foram 37 veículos, entre eles 29 carros de placa cinza, cinco veículos van, oito táxis e um micro-ônibus. As irregularidades foram observadas pela equipe do Sinturb numas das vias mais movimentadas do bairro, a Rua Cleto Campelo, que tem 15 linhas de ônibus a disposição da população, como as linhas São Jorge – Centro/Gruta/Jacintinho, Sanatório – Rotary/Jacintinho e Novo Mundo – Centro.

Já no Vergel do Lago, só no dia 10 de outubro, a fiscalização flagrou 14 veículos táxis realizando o transporte clandestino de passageiros. A equipe ficou no local das 10h às 11he constatou que, em média, a cada quatro minutos, um veículo irregular que embarca passageiro.

Bairros como Ponta Verde, Benedito Bentes, Chã da Jaqueira, Graciliano Ramos e Cruz das Almas também aparecem na lista. Foram 14ª veículos flagrados, nesses locais o transporte clandestino é feito com micro-ônibus, vans, táxis e carros comuns, a qualquer hora do dia.

O Sindicato alerta que é preciso fiscalização nesses bairro. Os levantamentos foram feitos em 15 dias e o que chama atenção é a quantidade de veículos de diferentes placas. Outro fator é a quantidade de taxistas que fazem o transporte clandestino de passageiros. Alguns deles mantêm o ponto de táxi próximo às paradas de ônibus, o que facilita as irregularidades.

De acordo com a lei n°. 6.466 de setembro de 2015, do município de Maceió, fica proibida a prática de transporte remunerado irregular e clandestino de passageiros em toda cidade. O não cumprimento sujeitará o infrator a penalidades do Código de Trânsito Brasileiro. Uma delas é a multa de R$ 2.180,00.

O Sinturb cobra fiscalização para combater o crime do transporte clandestino, já que na mesma hora em que as equipes estavam nos locais, nenhuma fiscalização estava sendo feita.  Os veículos conseguem transportar passageiros a qualquer hora do dia, sem serem parados ou multados.

Os dados foram colhidos entre os dias 5 e 20 de outubro por uma equipe especializada e todas as irregularidades foram encaminhadas para a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT.