Cidades

Guardas municipais de Maceió se capacitam para uso de arma de fogo

Guarda Municipal inicia curso para instrução de tiro com a PF

Por Redação com assessoria 26/10/2017 16h04
Guardas municipais de Maceió se capacitam para uso de arma de fogo
Guardas municipais de Maceió se capacitam para uso de arma de fogo - Foto: Assessoria

Nesta sexta-feira (27), trinta agentes da Guarda Municipal de Maceió irão concluir o curso de instrução de armamento e tiro, ministrado pela Polícia Federal (PF), em Jaraguá. O curso foi iniciado no último dia 23, com conteúdos teóricos ministrados na sede da PF e o treinamento prático no estande de tiro do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Estado de Alagoas (Bope).

De acordo com o gestor da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária (Semscs), coronel Ivon Berto, a iniciativa é fundamental para a segurança comunitária na capital alagoana. “Essa sempre foi uma prioridade da gestão. Vamos buscar subsídios, em parceria com o Sindguarda, para a realização de novas turmas ainda este ano, até que todos os mais de 700 guardas estejam formados”, garantiu o coronel.

Segundo a Semscs, o objetivo geral da iniciativa é desenvolver competências, habilidades e atitudes para manejar e utilizar os revólveres, em defesa própria ou de terceiros, por meio de uso correto, seguro e eficaz da arma no desempenho de atividades funcionais.

Ao término do curso, os alunos vão passar por uma avaliação final, com aplicação de teste, conforme cartilha de armamento e tiro, na modalidade Porte de Arma Funcional. A realização é para atender o parágrafo 3º da lei federal 10.826/2003, que condiciona a autorização para o porte de arma de fogo das guardas municipais – entre outras obrigatoriedades – à formação funcional de seus integrantes em estabelecimentos de ensino de atividade policial e à existência de mecanismos de fiscalização e de controle interno.

Carlos Pisca, do Sindguarda, reconheceu a importância desse momento para a categoria. “Essa iniciativa vai trazer benefícios para a população, patrimônio público de Maceió e também para a segurança do próprio guarda municipal durante seu trabalho”, disse.

Os conteúdos vão abordar, ainda, sobrevivência, procedimentos e regras de segurança em meio urbano, prática no uso dos revólveres, fundamentos e particularidades do tiro defensivo.