Alagoas

Ataques a agências bancárias deixam cidades pequenas sem bancos em Alagoas

Por 7Segundos com Uol 28/10/2017 14h02
Ataques a agências bancárias deixam cidades pequenas sem bancos em Alagoas
Ataques a agências bancárias deixam cidades pequenas sem bancos e prejudicam população - Foto: Reprodução/Uol

Mais uma agência bancária alagoana sofreu com a ação de um grupo criminoso que invadiu e detonaram explosivos em caixas eletrônicos na madrugada deste sábado (28), na cidade de Mata Grande, no Sertão de Alagoas. Os ataques as agências já viraram rotina no estado e tem causado prejuízo não só para as empresas bancárias, mas para a população e economia locais.

A situação se complica mais ainda quando a cidade escolhida pelos criminosos tem apenas um único banco que fica destruído após a ação do grupo, como é o caso de Major Isidoro, município do Sertão alagoano, que tem sua única agência fechada desde 14 de março, quando a sede do Banco do Brasil foi explodida por bandidos para roubar o dinheiro dos caixas eletrônicos. Passados mais de sete meses, o local ainda está fechado, sem obras, e serve apenas de pastagem para bodes e carneiros.

Em 25 de setembro, o pequeno posto de atendimento com caixas eletrônicos do Bradesco também foi explodido. Hoje encontra-se fechado

Fila na porta da lotérica e falta de dinheiro

O problema atinge quem precisa fazer saques rotineiros, como os aposentados. A saída é buscar um dos três pontos que atuam como correspondentes bancários --mas que, segundo a população, nem sempre têm dinheiro disponível.

O aposentado José de França, 73 anos, diz que as vezes precisa esperar 10 dias para conseguir sacar a aposentadoria, e que quem tem pressa precisa madrugar na porta de uma agência lotérica, ou viajar para uma cidade vizinha.

Enquanto Graziela Gomes, 19 anos, relata que o padrasto precisa chegar à meia-noite do dia do pagamento para fazer fila na frente da lotérica para conseguir sacar o dinheiro, já que caso atrase, pega fila e não consegue receber.

Comércio também reclama

A falta de um banco na cidade atrapalha a economia local e, no começo de outubro, comerciantes da cidade reuniram-se para tentar cobrar a reabertura do Banco do Brasil.

Vendedor em uma loja de materiais de construção em frente a agência do Banco do Brasil fechada, Edmilson dos Santos diz que a falta de agências tem prejudicado o comércio local, já que ao receber em outras cidades maiores, as pessoas aproveitar para fazer suas compras.

De cada 10 cidades, 4 não têm banco

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), existem hoje no país 22 mil agências bancárias em 3.408 dos 5.570 municípios brasileiros. Os demais (2.162 municípios, ou 38,82% do total) têm apenas postos ou correspondentes bancários. Ou seja, de cada dez municípios, praticamente quatro não têm nenhuma agência bancária.

Além disso, há os casos de cidades que tinham agências, mas que ficaram sem após ataques de bandidos. A Febraban e a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) disseram não ter dados sobre quantas agências ou postos de atendimento estão fechados por esse motivo.

Segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Segurança Privada, em 2016 foram 2.082 ataques a banco. Boa parte deles acontece com uso de explosivos, o que causa danos às estruturas dos prédios.

BB não dá prazo para reabrir em Major Isidoro

Em resposta ao UOL, o Banco do Brasil informou que "várias dependências tiveram suas estruturas comprometidas em razão das ações criminosas", mas não informou o total de prédios fechados. "Em alguns casos, agências e postos são autorizados a manter apenas o atendimento do ambiente negocial, após avaliação pelas áreas de segurança e engenharia do BB", informou o banco em nota.

Agência do BB em Major Izidoro (AL) foi fechada e rua foi isolada por segurança

O banco não apresentou prazo para recuperação e reabertura da agência de Major Isidoro.

"A recomposição estrutural de pontos de atendimento é um processo oneroso. O BB precisa cumprir requisitos legais para licitação de contratação de projetos arquitetônicos e de engenharia, para realização de obras. É preciso adquirir todo o mobiliário e equipamentos, inclusive de segurança, necessários ao seu funcionamento. Além disso, há de se considerar o prazo necessário para a realização das respectivas obras de recomposição", informou.

Como alternativa, o banco sugere que os clientes usem os correspondentes bancários, Banco Postal, casas lotéricas e a rede "Banco 24 Horas".