Política

Rui Palmeira aparece na lista dos dez prefeitos de capital cotados para disputar pelo governo estadual

Por 7 segundos Maceió com Folha de São Paulo 04/11/2017 11h11
Rui Palmeira aparece na lista dos dez prefeitos de capital cotados para disputar pelo governo estadual
Rui Palmeira – Prefeito de Maceió - Foto: Max Monteiro/ Secom Maceió

A cinco meses do fim do prazo para afastamento do cargo para quem quer disputas as eleições, pelo menos dez prefeitos de capital são cotados para concorrer a governos estaduais, ao Senado e até à Presidência. Rui Palmeira, prefeito de Maceió, é um deles.

No Nordeste, além do atual prefeito de Maceió, Rui Palmeira, podem entrar na disputa pelo seus respectivos governos, o prefeito Luciano Cartaxo de João Pessoa e o Carlos Eduardo de Natal. Rui Palmeira é considerado o único nome forte para contrapor ao governador Renan Filho, que deve tentar a reeleição.

O prefeito ACM Neto da Bahia, Marcus Alexandre do Acre e Carlos Amastha de Tocantins são tidos como certos nas disputas a governador.

O prefeito de São Paulo, João Doria, que cumpre seu primeiro mandato, pode concorrer à Presidência ou o governo estadual. Para isso, terá que disputar com seu padrinho político, o governador Geraldo Alckmin, e o prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

Em Roraima, Teresa Surita, prefeita de Boa Vista, é o nome mais competitivo para o governo estadual. Caso isso ocorra, será a segunda vez que Teresa renuncia à prefeitura para disputar eleição. Em 2006, ela renunciou ao cargo para disputar ao Senado, mas perdeu.

No Pará, mesmo com popularidade baixa e enfrentando processo de cassação do mandato, o prefeito de Belém Zenaldo Coutinho, pode ser o sucessor de Simão Jatene, por falta de nome.