Cidades

Governo substitui vigilantes por reeducandos e gera protesto na Fapeal

Categoria reclama de demissões e questiona modalidade escolhida pelo Governo para reintegrar apenados

Por 7 Segundos Maceió 06/11/2017 09h09
Governo substitui vigilantes por reeducandos e gera protesto na Fapeal
Categoria reclama de demissões - Foto: Cortesia

A segunda-feira (6) amanheceu com protesto em frente à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), situada na Rua Melo de Moraes, no Centro. Sindicalistas do Sindvigilantes protestam contra portaria do Governo de Alagoas que substitui os vigilantes da FAPEAL, contratados através de empresa terceirizada, por reeducandos.

A categoria alega que desde o início do mandato de Renan Filho, cerca de 1.200 demissões de integrantes da categoria foram anunciadas. “Nos primeiros 45 dias de governos ele (Renan Filho) substitui 365 vigilantes da Educação por reeducandos. Depois foram outros 48 da Sefaz, 20 do IMA e agora oito da FAPEAL. Nas nossas contas são mais de 1.200 desde 2014,” relata Maria Mônica da Silva Lopes, secretária geral do Sindvigilantes.

 O sindicato alega que além de protestar contra as demissões, os vigilantes também entendem que os reeducandos deveriam ser lotados em outras funções. “Não somos contra a ressocialização. Acreditamos que eles podem e devem ser reinseridos na sociedade, mas não entendemos ser adequado na função de fazer a segurança de órgãos públicos. Um cargo administrativo, algo na área de informática é mais adequado do que como vigilantes,” sugere Mônica.

Enquanto conversava com o 7Segundos, os manifestantes foram recebidos pela direção da FAPEAL. “Vamos para uma reunião agora e não sabemos o que eles têm para nos dizer. Também não sabemos se tem alguém da Secretaria de Ressocialização. Vamos nos reunir para saber o que ficará definido,” conclui Mônica.

O 7Segundos tentou contato com a FAPEAL, sem sucesso.