Cidades

Operação Finados 2017 registra menor número de acidentes em Alagoas comparado aos últimos feriadões

PRF usa os feriadões de 7 de setembro e 12 de outubro para fazer o comparativo dessa Operação

Por PRF 06/11/2017 11h11
Operação Finados 2017 registra menor número de acidentes em Alagoas comparado aos últimos feriadões
Veículos apreendidos durante Operação Finados - Foto: PRF/ Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou no último minuto desse domingo (05) sua Operação Finados 2017. Desde a quarta-feira (01) o policiamento nas rodovias federais de todo o país foi reforçado para minimizar o risco de acidentes e combater a criminalidade. Em Alagoas, levando em consideração as últimas Operações de 7 de setembro e 12 de outubro, esse foi o feriadão com menor número de acidentes registrados.

Em todo o trabalho, a PRF usou dados estatísticos para reforçar o policiamento e intensificar as fiscalizações às condutas consideradas mais perigosas, que costumam causar acidentes graves, aqueles que tem, pelo menos, um morto ou ferido grave. Mais de 1100 veículos foram abordados, cerca de 1150 pessoas fiscalizadas e 631 testes de etilômetro foram realizados. O resultado das ações trouxe como consequência a extração de 555 autos de infração, sendo 70 por ultrapassagem proibida (infração que mais causa colisão frontal e óbitos), 31 pela falta do uso do cinto de segurança, 40 pela falta do uso do capacete e 19 por embriaguez ao volante. 

Dados preliminares apontam que durante esses cinco dias de trabalho a PRF atendeu em Alagoas 12 acidentes. Já na operação 12 de outubro houve 13 sinistros e no feriadão de 7 de setembro foram registrados 16 acidentes. Cinco dos sinistros atendidos na Operação Finados 2017 foram considerados de natureza leves, pois não deixaram feridos e três deles foram considerados graves. Como consequência houve nove feridos durante esse feriadão em Alagoas e dois óbitos.

Acidente com mortos
O único acidente que resultou em vítimas fatais aconteceu no fim da tarde da quinta-feira (02), na BR101, próximo à Unidade Operacional de Polícia de São Sebastião. Passava das 17h30 quando os policiais receberam a informação de que ali perto acabara de acontecer um acidente do tipo capotamento. 

Chegando ao local, os PRFs se depararam com o VW/Gol 1.6 Power e quatro ocupantes. Uma mulher, passageira do banco da frente, havia sido arremessada para fora do veículo e já estava em óbito. Possivelmente ela não usava cinto de segurança. No banco de trás do carro estavam duas crianças, um menino de 12 anos e uma menina de 8 anos, ambos faziam uso do cinto de segurança. O menino veio a falecer poucos minutos depois da chegada da equipe de policiais. Dentro do carro havia latinhas de cerveja e forte cheiro da bebida. Não foi possível fazer o teste de etilômetro no motorista do veículo, pois embora ele não estivesse muito ferido se encontrava desnorteado e em estado de choque, sendo preciso de atendimento médico. A causa provável do sinistro foi o excesso de velocidade.

Este grave acidente englobou as infrações que a PRF costuma focar em todas as suas operações por ocasionar acidentes com feridos graves ou vítimas fatais. 

Embriaguez ao volante
Foi grande o número de condutores embriagados flagrados durante o Feriadão de Finados. Levando em consideração os feriadões de 7 de setembro e 12 de outubro, que possuem uma dinâmica parecida com este último, quando a operação iniciou na quarta-feira e finalizou no domingo, a operação finados 2017 registrou maior número de autuações por embriaguez ao volante.

Ao todo 19 motoristas foram autuados por dirigir após ingerir bebida alcoólica. Cinco deles foram presos. As cinco prisões por alcoolemia ao volante aconteceram na BR 316, uma no feriado (02), outra na sexta-feira (03) e três no sábado (04). Os teores alcoólicos dos condutores flagrados variaram entre 0,42 e 1,117 mg/l.