Capital

Maceió celebra o Mês da Consciência Negra com ações culturais

Por Assessoria TJ/AL 08/11/2017 17h05
Maceió celebra o Mês da Consciência Negra com ações culturais
Saurê Palmares - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Ao longo deste mês, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), realizará uma série de atividades alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20 de novembro. A programação comemorativa será iniciada nesta quarta-feira (8), a partir das 19h, com a abertura da XV Reunião do Conselho de Patrimônio Cultural do Mercosul.

O evento, realizado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Ministério da Cultura (MinC) com o apoio do Municípi, acontece no Teatro Deodoro, localizado no Centro, e terá apresentações artísticas do Maracatu Baque Alagoano, Afoxé Ojum Omin Omorewá e Zeza do Coco.

A programação segue com a apresentação do espetáculo Os Filhos do Céu e Os Corações de Tambor, do projeto Em Cantos Africanos, contemplado com o Edital das Artes Eris Maximiano. A peça será apresentada neste domingo (12), às 15h, na Avenida Silvio Carlos Viana, na Ponta Verde, e nos dias 20 e 27 na Praça do Centenário e no Mirante do Jacintinho, respectivamente.

Entre os dias 15 e 19, com o apoio da Prefeitura de Maceió, o Centro de Cultura e de Estudos Étnicos Anajô promoverá o “Vamos Subir a Serra”. O evento acontecerá na Praça Multieventos, das 8h às 22h, e terá palestras, rodas de conversas, feira de produtos afro e quilombola, desfile de moda e estética negra e apresentações culturais.

No dia 17, a partir das 16h na Praça Multieventos, acontecerá mais uma edição do Saurê Palmares. Neste ano, o evento reunirá 20 grupos numa verdadeira celebração à cultura afro-brasileira e à resistência negra com cortejo e apresentações culturais.

O primeiro Encontro de Maracatu do Baque Virado acontecerá, na Praça Multieventos, nos dias 18 e 19. O evento, que também foi um dos projetos contemplados com o Edital das Artes Eris Maximiano, terá mesas redondas, palestras, oficinas práticas e apresentações culturais, das 8h às 22h.

Segundo o presidente da Fundação, Vinicius Palmeira, as ações voltadas à comunidade negra na capital são aperfeiçoadas a cada ano. “Trabalhar o Mês da Consciência Negra é um compromisso de princípios nosso previsto no Plano Municipal de Cultura da cidade de Maceió. Desde o início da gestão, em 2013, nós temos uma pauta com a negritude bastante afirmada e, agora, estamos agregando a participação de outros parceiros ao trabalho voltado ao segmento da cultura afro-brasileira”, disse.