Economia

Nordeste: AL é o segundo em contratações formais em Setembro

Por Agência Alagoas 09/11/2017 13h01
Nordeste: AL é o segundo em contratações formais em Setembro
Alagoas se destacou em setembro na abertura de vagas formais de emprego - Foto: Ilustração

Alagoas é o segundo Estado do Nordeste que mais contratou no mês de setembro de 2017, com 13. 352 vagas formais, ficando abaixo somente de Pernambuco que obteve (13.993) postos de trabalho.


Os dados podem ser aferidos no relatório do Observatório do Trabalho, setor ligado à Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete), com base nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
 

Esse saldo de movimentações em Alagoas é resultado de (13.352) contratações e (5.941) demissões no mercado de trabalho, resultado considrado pela Sete relevante diante do cenário de crise recessiva que vivencia o Brasil.


O Nordeste também apresentou nível positivo de empregabilidade.  Em Alagoas, o grande impulso das contratações deve-se ao setor da Indústria de Transformação que contratou (7.418). Isto é reflexo do impacto da alta do cultivo de cana de açúcar no Estado contribuindo de forma expressiva para este resultado positivo, ficando na frente da região Sul (10.534) e da região Norte (5.349). As demais regiões obtiveram saldo negativo de movimentações: Sudeste (-8.987) e Centro-Oeste (-2.148).   


"A Região Nordeste apresentou uma leve recuperação no mês de Setembro de 2018. Dos nove estados, esse impulso foi provocado por seis, sendo Alagoas e Pernambuco os que mais contribuíram”, informa Ana Milani, economista e coordenadora do Observatório do Trabalho na Sete.