Alagoas

Rota Ecológica alagoana será beneficiada com Pró-Estradas

Renan Filho diz que obra ficará pronta em 40 dias

Por 7 Segundos Arapiraca com Agência Alagoas 14/11/2017 14h02
Rota Ecológica alagoana será beneficiada com Pró-Estradas
Renan Filho assina ordem de serviço para recuperar Rota Ecológica - Foto: Agência Alagoas

Um dos principais destinos turísticos de Alagoas, a Rota Ecológica passou a contar com as obras do Programa Pró-Estrada. O governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, assinaram nessa segunda-feira (13), em São Miguel dos Milagres, a ordem de serviço para recuperação asfáltica de 11 km da AL-101 Norte, entre São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe.

"Lançamos a ordem de serviço ontem e hoje (14) a obra começa. Quero concluí-la em até 40 dias para que esteja pronta já na alta temporada turística", afirmou Renan Filho.

As obras serão tocadas pelo Pró-Estrada, programa executado pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand). O programa restaura e eleva a qualidade das rodovias estaduais e vias urbanas em mais de 60 municípios alagoanos.

"O Pró-Estrada já percorreu e atuou em cerca de 700 km da malha viária alagoana com pouco mais de um ano de execução. Além da reestruturação, o trecho beneficiado entre Passo de Camaragibe e São Miguel dos Milagres terá sinalização vertical e horizontal renovada, garantindo maior segurança de tráfego na região", informou Mosart Amaral.

As melhorias beneficiam o destino turístico da Rota Ecológica, que se consolidou com a instalação de pousadas requintadas e de baixa densidade em meio a praias paradisíacas da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.

"Estamos com muitas frentes de trabalho no Norte de Alagoas. Já iniciamos a recuperação da AL-105 de São Luís do Quitunde a Matriz de Camaragibe e vamos levar essa recuperação até Maragogi, na divisa com Pernambuco. Agora estamos recuperando esse trecho entre Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. Os próximos serão: Jundiá, Jacuípe e o acesso a Campestre. Com isso, teremos todo o Norte de Alagoas com as rodovias reconstruídas", garantiu Renan Filho.

Central

Durante a solenidade, no Povoado Toque, o governador recebeu das mãos do prefeito de São Miguel dos Milagres, Rubens Felisberto de Ataíde, o "Bureco", a escritura do terreno onde será construída a Central de Polícia, que atenderá este município e as cidades de Passo de Camaragibe e Porto de Pedras.

O terreno fica no Povoado Toque, onde foi realizada a solenidade, doado pelo hoteleiro Nilo Burgarelli. O empresário Tsahi Greenhut afirmou que a construção da Central de Polícia vai fortalecer a segurança pública na Rota Ecológica, elevando a segurança aos moradores e aos turistas que visitam a região, internacionalmente conhecida.

"Fico feliz por este dia ter chegado. A construção da Central de Polícia é um exemplo de que a união entre a sociedade civil organizada, o poder público e a iniciativa privada dá certo", afirmou o empresário, que é israelense.

Após a assinatura da ordem de serviço, que será dada em breve, a Central de Polícia será instalada dentro de três meses.

"Já estão prontos 12 Centros Integrados de Segurança Pública (Cisp), que passamos a chamar de Central de Polícia; oito deles já funcionam reduzindo os índices de criminalidade em Alagoas", citou Renan Filho.

"O que entregamos hoje são demandas antigas do trade turístico da região. O Governo do Estado vem trabalhando para, através dessas melhorias, proporcionar renda e Desenvolvimento Econômico, oferecendo qualidade de vida para toda população", afirmou o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.

A região Norte tem, atualmente, 188 hotéis, com 8.179 leitos. Dois deles estão em ampliação e um em construção. A média de ocupação hoteleira anual é de 70% na região.

Porto de Pedras

Após a solenidade, a comitiva seguiu para Porto de Pedras, onde o governador fez a entrega de um trator e uma grade aradora ao agricultores do Assentamento Irmã Dorothy, antiga Fazenda Lucena, zona rural deste município.

Ainda em Porto de Pedras, Renan Filho visitou o prédio histórico da Cadeia Pública. O imóvel, tombado pelo Estado em 2006, enfim será restaurado e abrigará um museu e um centro de artesanato.

"Estamos recuperando a cadeia pública para transformá-la num centro de comercialização do artesanato local. Essa região é linda, recebe turistas do mundo inteiro. Agora, os artesãos vão contar com um local digno para vender sua produção num prédio histórico", disse o governador.

"Essa é uma reivimdicação antiga do povo de Porto de Pedras, que agora contará com um espaço que vai gerar emprego e renda para população", acrescentou o prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela.

Prestigiaram, ainda, as solenidades os deputados estaduais Davi Davino, Dudu Holanda e Cícero Cavalcante; o secretário executivo de Infraestrutura, Victor Vigolvino; o presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes; a prefeita de São Luís do Quitunde, Fernanda Cavalcante; de Passo de Camaragibe, Vânia Câmara, dentre outras autoridades.