Cidades

Projeto de lei tramita na Câmara para mudar altura das catracas em ônibus de Maceió

Por Ascom Câmara 16/11/2017 11h11
Projeto de lei tramita na Câmara para mudar altura das catracas em ônibus de Maceió
Vereador Silvanio Barbosa é o autor do projeto - Foto: Ascom Câmara

As catracas duplas (‘gaiolões’) colocadas nos ônibus de Maceió pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) voltaram a ser discutidas na sessão ordinária da terça-feira (14), na Câmara Municipal. Segundo a SMTT, as catracas foram instaladas para tentar coibir assaltos e evitar que passageiros passem por cima do equipamento sem pagar a tarifa. Por outro lado, os usuários do transporte público na capital têm reclamado do constrangimento de ter que entregar bolsas ou simplesmente não conseguir passar na catraca no caso de pessoas obesas, idosas e com algum tipo de deficiência.

Autor do projeto que tramita na Casa para que as catracas sejam modificadas, o vereador Silvânio Barbosa (PMDB) chegou recentemente de São Paulo, onde foi conferir in loco o funcionamento dos coletivos na capital paulista e cidades metropolitanas.

“É um absurdo que Maceió caminhe na contramão das grandes cidades que possuem milhões de pessoas, como é o caso de São Paulo. Estive em municípios como Jandira, na região metropolitana, e obviamente não há gaiolões como os que a SMTT instalou aqui na capital de Alagoas com o objetivo de coibir roubo e diminuir a quantidade de pessoas que pulam a catraca sem pagar. Entendo a situação, mas nada disso justifica a medida porque, ao contrário de melhorar o serviço, as catracas duplas têm criado muito constrangimento aos usuários que, ainda, têm que pedir aos cobradores para ficar com suas bolsas para poder seguir viagem enquanto brigam com o gaiolão”, afirmou Silvânio Barbosa, que tem utilizado suas redes sociais para ouvir a população.

“Desde que as catracas foram instaladas, eu tenho recebido reclamações. Quase 100% dos que falam no meu facebook e instagram, são contrários e relatam os absurdos que passam com o equipamento. Por isso, elaborei projeto para que, pelo menos, possamos aprovar iniciativa que faça com a SMTT diminua a altura dos gaiolões. Aqui, o serviço é ruim, faltam ônibus para a população, os que existe não têm ar-condicionado e a tarifa é extremamente cara para o que oferecem aos usuários”, avaliou Silvânio Barbosa, autor também de projeto de lei que trata sobre a instalação de botão de pânico nos coletivos para denunciar assaltos em andamento. O projeto tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ).

Ordem do dia – Além do debate sobre transporte público na capital, os vereadores também deliberaram e aprovaram outros projetos de lei, indicações e requerimentos para melhorar a qualidade de vida do maceioense. Entre eles, requerimento do vereador Dudu Ronalsa (PSDB) que solicita limpeza geral e pintura do meio-fio no Povoado Pescaria, em Ipioca. Além deste, outro do parlamentar Ronaldo Luz (PMDB) que também pede limpeza, mas no córrego situado na Rua Francisco de Menezes, no Bom Parto.