Educação

Mais de 20 mil alagoanos fazem exame para certificação dos ensinos fundamental e médio neste domingo

Portões abrem às 7h (matutino) e 13h30 (vespertino) e provas começam às 8h e 14h30 no horário local.

Por 7 Segundos Arapiraca com Agência Alagoas 18/11/2017 17h05
Mais de 20 mil alagoanos fazem exame para certificação dos ensinos fundamental e médio neste domingo
Mais de 20 mil alagoanos fazem exame para certificação dos ensinos fundamental e médio neste domingo - Foto: Agência Alagoas

Após dois finais de semana direcionados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), agora será a vez dos candidatos que se inscreveram no Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o qual permitirá aos classificados a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio. As provas acontecem neste domingo (19) em todo o Brasil e contarão com a participação de mais de 20.780 alagoanos.

Em Alagoas, o exame será aplicado em seis polos, sendo 6.133 participantes em Arapiraca; 771 em Delmiro Gouveia; 11.410 em Maceió; 430 em Porto Calvo; 1.323 em Santana do Ipanema e 713 em União dos Palmares.

As provas serão realizadas durante todo o dia. Os portões abrirão às 7h (horário local) e serão fechados às 7h45min (horário local). As provas do turno matutino, acontecem de 8h às 12h (horário local). Já no turno vespertino, os portões se abrem de 13h30min às 14h15min (horário local) e as provas acontecem das 14h30min às 19h30min (horário local).

Para a supervisora de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Mônica Sarmento, o Encceja constitui uma oportunidade de continuação dos estudos e mudança de perspectiva de vida.

Para participar da prova é necessário ter, no mínimo, 15 anos de idade para certificação do ensino fundamental e 18 anos para quem busca certificação no ensino médio. Todas as mudanças foram devidamente retificadas sob publicação no Diário Oficial a União (DOU), no dia 13 de setembro.

É importante salientar que somente as secretárias estaduais de Educação poderão fazer a certificação dos ensinos médio e fundamental. Os institutos federais só emitirão o certificado para o ensino médio.

Provas

Serão aplicadas quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma com 30 questões de múltipla escolha.Para ser aprovado e poder solicitar a emissão do certificado, o candidato deve atingir 100 pontos em todas as áreas do conhecimento. Os participantes que não obtiverem nota suficiente em alguma área do conhecimento poderão receber o certificado parcial de proficiência. Depois disso, basta se inscrever para o próximo Encceja e escolher apenas as provas em que não atingiu nota mínima.

Na capital, as provas serão aplicadas nas escolas Irene Garrido, Dr. Miguel Guedes Nogueira, Mirian Marroquim, José Silveira Camerino, Theonilo Gama, Virgínio de Campos, Maria das Graças Sá Teixeira, Rodriguez de Melo, Benedita de Castro, Noel Nutels, Eduardo da Mota Trigueiros, Alberto Torres, Maria Ivone, Mario Broad, Rosalva Pereira Viana, Campos Teixeira, Erotildes Saldanha, Sebastião da Hora.

E também: Escolas Edmilson Pontes, Manoel Simplício, Rosalvo Lôbo, Dom Otávio Barbosa Aguiar, Pedro Teixeira, Marcos Antônio, Benedito de Morais, Eduardo Mota Trigueiros, Edson Bernardes, Afrânio Lages, Maria José Loureiro, Teotônio Vilela, Margarez Lacet, Maria Salete de Gusmão, Gilvania Ataíde Cavalcante, Miguel Guedes Nogueira, Geraldo Melo, Jornalista Lafaiette Belo, Colégio Tiradentes, Tavares Bastos, Aurelina Palmeira, Alfredo Gaspar de Mendonça

E ainda em Maceió: Escolas José Maria Correia das Neves, Dom Pedro II, Princesa Isabel, Vitorino da Rocha, Laura Dantas, Moreira e Silva, José Correia da Silva Titara, Eunice Campos, Theotonio Brandão, Dr. Fernandes Lima, Onélia Campelo, Rosalvo Ribeiro e José Correia da Costa.

Em Arapiraca, as provas acontecem nas escolas Manoel André, Lions Club, Aurino Maciel, Adriano Jorge, José Quintela Cavalcante, Costa Rego, Pedro de França Reis, Manoel Lúcio, Senador Rui Palmeira, Izaura Antônia de Lisboa, Padre Jefferson e Arthur Ramos.

Em Santana do Ipanema, as escolas Mileno Ferreira da Silva, Padre Francisco Correia, Ormindo Barros e Laura Chagas sediam a avaliação. Já em União dos Palmares, as unidades aplicadoras do exame são as escolas Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, Dr. Paulo Castro Sarmento, Dr. Jorge de Lima e Rocha Cavalcante.

No município de Porto Calvo, as provas serão aplicadas na Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação, enquanto, em Delmiro Gouveia, os candidatos devem se dirigir às escolas Watson Clementino de Gusmão e Luiz Augusto.