Cultura

Maceió vai receber a 13ª edição Sesi Bonecos do Mundo

Por Sete Segundos e Assessoria 20/11/2017 17h05
Maceió vai receber a 13ª edição Sesi Bonecos do Mundo
Bonecos 3 - Foto: Divulgação

A partir do dia 27 de novembro, no Teatro Deodoro e no estacionamento do Jaraguá, em Maceió, acontece o maior festival de teatro de bonecos da América Latina, trazendo companhias dos Estados Unidos, Peru, Coreia do Sul, Hungria, Itália, Rússia, além do Brasil.

Essa edição, que já é a 13ª, fará uma homenagem especial ao Mamulengo – fantoche típico do nordeste. O ponto alto será uma exposição com quase 300 bonecos, boa parte deles do acervo de Magna Modesto (uma das maiores pesquisadoras brasileiras sobre o tema) e outros mamulengueiros, nome dado aos colecionadores.

O Sesi Bonecos já percorreu várias partes do mundo. Esteve em Maceió, pela primeira vez, em 2008, trazendo companhias nacionais e foi visto por 38 mil pessoas. A versão internacional “Bonecos do Mundo” ainda é inédita no estado de Alagoas. “O festival está estruturado a partir de quatro pilares: conteúdo inteligente, conteúdo para todas as idades, diálogo com as linguagens tradicional e contemporânea e diversidade de técnicas”, detalha a idealizadora do projeto, Lina Rosa.

A programação ainda vai contar com o espetáculo “Alice Live” - com a banda Pato Fu e o grupo Giramundo. O evento é totalmente gratuito e tem o patrocínio do Sesi Alagoas.

Oficinas

Durante o Sesi “Bonecos do Mundo” também acontecerão oficinais gratuitas voltadas para profissionais ligados ao teatro, professores e universitários de artes cênicas e afins: atores, diretores teatrais, cenógrafos, diretores de arte, autores, designers, entre outros. As oficinas para profissionais acontecerão de segunda a sexta, no Espaço Cultural Universitário da UFAL, na Praça Sinimbu – Centro de Maceió.