Curiosidades

Global e outras atrações confirmam presença na Flimar

Autores desembarcam em Marechal Deodoro no sábado (25), para um bate-papo sobre determinação, entrega e literatura

Por Flimar 21/11/2017 11h11
Global e outras atrações confirmam presença na Flimar
Atrações movimentam fim de semana na cidade - Foto: Divulgação/Flimar

Da internet para os palcos da Festa Literária de Marechal Deodoro. Das poesias cotidianas compartilhadas em redes sociais como Facebook e Instagram para a cidade histórica mais bonita de Alagoas. Em sua 8ª edição, a Flimar defende uma programação democrática. E para promover um intercâmbio cultural contemporâneo, autores que também são fenômenos na internet são presença confirmada entre os dias 22 e 25 de novembro. Você não vai querer perder os bate-papos com Bráulio Bessa, Hugo Novaes, Matheus Rocha e Ique Carvalho.

Bráulio Bessa é “fazedor de poesia”, declamador e consultor no programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo. O cearense tem levado a literatura de cordel país afora e resgatado costumes nordestinos com muito orgulho, sim, senhor. No Instagram, meio milhão de pessoas acompanham sua trajetória poética. Na Flimar, ele participa de uma palestra no sábado (25), às 17h, ao lado de outra celebridade da web, o alagoano Hugo Novaes, autor do perfil @1tema1minuto1poema. O jovem ficou popular quando passou a aceitar desafios. O público sugere um tema e ele topa a tarefa de criar um poema sobre o assunto em apenas um minuto. Apesar da fama recente, ele escreve e compõe desde os 14 anos.

Outra palestra que acontece no sábado, também no auditório Tavares Bastos é a intitulada “Novos Olhares, Novos Leitores”, que vai contar com a presença dos autores Matheus Rocha (No Meio Do Caminho Tinha Um Amor) e Ique Carvalho (Trago seu Amor de Volta sem Pedir nada em Troca). Os dois escreveram juntos o best-seller “Muito Amor, Por Favor” e vão levantar discussões interessantes sobre determinação, entrega e literatura.

“Acho que as feiras literárias são eventos maravilhosos de muita troca. Uma verdadeira festa, em amplos os sentidos. Quero mostrar para o público um pouco da minha essência, um pouco do que me inspira, como vejo o mundo e expandir ele através de tudo que trarei na bagagem. Cada encontro nos dá alguns presentes – sorrisos, abraços, trocas de energia – e isso tudo serve de gás para continuarmos a trilhar nossos caminhos”, revela Matheus, que deposita todo o seu sucesso nas livrarias e redes sociais no público que o acompanha (são mais de 300 mil seguidores). “Acho que os seguidores, os corações ali, não só os dos likes, são a consequência dessa entrega que eu tenho. Sinto, sinto muito, escrevo e divido o peso daquilo tudo (ou a leveza) com quem me lê. Os números são muito gratificantes, mas encontrar pessoalmente com eles, como acontecerá na Flimar, é ainda mais especial.”

Esse encontro com os leitores promete ser especial. Se depender de Ique Carvalho não faltarão fortes emoções. “Eu acho muito importante eventos com a Filmar. É uma forma de interagir com o público e levar cultura para as pessoas de uma forma simples. Meu bate papo é sempre divertido conto minha história de forma leve e sensível. Podem esperar risadas e algumas lágrimas. Estou muito animado para participar e claro conhecer novas pessoas”, conta. Vai valer a pena. Será a chance de descobrirmos o que fez com que 1 milhão de pessoas acessassem o texto que deu início a carreira de Ique como autor.

Confira a programação completa do Auditória Tavares Bastos durante a festa literária:

23 de novembro

14h00: Literatura em Libras, com Daniele Caldas (IFAL), Cristiana Anjos (voluntária IFAL) e mediação da jornalista Acassia Deliê.

15h00: Nelson da Rabeca: o som que ecoa alagoas, com Dr. Gustavo Quintela (AL), Thomas Rohrer (Suíça) e Aglaia Costa (PE).

16h00: O papel da mulher, feminicídio e a lei Maria da Penhas, com Marialba Braga (AL) e Eloina Braz (AL).

17h00: Patrimônio Arquitetônico: é tempo de preservar, com Marcus Tadeu Daniel Ribeiro, Mario Aloisio (Iphan-AL), Josemary Omena (Ufal) e mediação do arquiteto Lucio Santos.

24 de novembro

14h00: Papo de Escritor: a literatura contemporânea em Alagoas, com Ari Denisson, Bruno Ribeiro, Cosme Rogério, Richard Plácido, Tazio Zambi e meadiação da professora Elaine Raposo.

15h30: Resistência- racismo em tempos de intolerância, com Mãe Neide, Arisia Barros, Claudilene Silva (UFBA) e mediação de Dênison Queiroz.

17h00: Inovação e empreendedorismo na rota da transformação social, com Wilson Junior (Destak Magazine), Ricardinho Santa Ritta e mediação de Rodrigo Lucena.

18h00: Tavares Bastos – um alagoano visionário, com Luís Vilar

25 de novembro

14h00: Sou mulher e escrevo, com Amanda Prado, Arriete Vilela, Érica Matias, Lisley Nogueira, Marta Eugênia e mediação da professora Elaine Raposo.

15h30: Novos olhares! Novos Leitores!, com Ique Carvalho, Matheus Rocha e mediação de Frini Georgakopoulos.

17h00: Literatura de cordel – em verso e prosa o orgulho de ser nordestino, com Bráulio Bessa e Hugo Novais.