Polícia

Sargento da PM é expulso da corporação após cobrar propina em trânsito

Acusado foi flagrado por um colega de farda que o denunciou

Por 7Segundos Maceió 23/11/2017 11h11
Sargento da PM é expulso da corporação após cobrar propina em trânsito
PM é acusado de cobrar mil reais a condutor - Foto: Divulgação

Um sargento da Polícia Militar foi expulso da corporação, acusado de cobrar propina durante uma abordagem de trânsito em 2013, no trevo do Francês, em Marechal Deodoro. O resultado do julgamento da ação foi divulgado oficialmente na quarta-feira (22).

Na decisão consta que o 1º sargento da PM, D. P. da S., era o comandante da Guarnição Barra II e durante abordagem ao condutor de um veículo modelo Uno, de cor branca e placa MUP- 9450, teria negociado o pagamento de R$ 1.000,00 para liberar o condutor do suposto flagrante de embriaguez.

O caso ocorreu no dia 24 de fevereiro de 2013, na rodovia Edval Lemos. Durante abordagem, o sargento determinou que o condutor - que terá a identidade preservada – descesse do veículo e afirmou que ele havia ingerido bebida alcoólica e dirigia de sandálias. O sargento exigiu a quantia de mil reais para liberar o acusado. Eles acertaram um ponto de encontro - um posto de combustíveis no Francês - onde o dinheiro foi sacado de um terminal eletrônico 24 horas. A viatura ficou estacionada na parte de baixo do viaduto que corta o trevo, enquanto o condutor realizava o saque.

O sargento, porém, acabou flagrado por um colega de farda, um tenente, que o impediu de concretizar a negociação e o denunciou à PM.

No despacho, o Comando da PM ressalta que em sentença lavrada no dia 12 de junho de 2013, pelo Juízo de Direito da 13ª Vara da Capital/Auditoria Militar, o sargento é acusado e condenado a uma pena de três anos de reclusão, em regime aberto, relativo ao mesmo fato, “o que atesta a conduta reprovável e reincidente do graduado,” diz o texto

Ao licenciar o sargento, o Comando da PM alega que “os atos do militar afetam o sentimento do dever, da honra pessoal e o decoro da classe.”

O relatório da ação do militar foi apresentado pelo Conselho Disciplinar da Polícia Militar e homologado pelo Comandante Geral, Marcos Sampaio Lima.

Procurada pela redação do 7Segundos a PM respondeu com brevidade sobre o assunto: “Informamos que todas as providências atinentes à situação foram tomadas pela corporação.”