Educação

Técnicos da Ufal bloqueiam acesso ao Ministério do Planejamento e exigem negociação

Em greve há 17 dias, técnicos de instituições federais de ensino reivindicam abertura de diálogo com o governo

Por 7 Segundos Maceió com Assessoria 27/11/2017 11h11
Técnicos da Ufal bloqueiam acesso ao Ministério do Planejamento e exigem negociação
Manifestantes protestam em frente ao Ministério do Planejamento - Foto: Sintufal

Técnicos administrativos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e de dezenas de instituições federais de ensino do país bloquearam, na madrugada desta segunda-feira (27), os acessos ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), em Brasília, para exigir negociação com o ministro Dyogo Oliveira.

Segundo a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil (Fasubra), o objetivo do protesto é conseguir uma reunião com o ministro para tratar a 'quebra do Termo de Acordo assinado em 2015', que aprimora a carreiras dos técnicos administrativos das instituções federais de ensino superior.

"Desde setembro de 2016, o governo federal se recusa a dialogar com os representantes dos trabalhadores. No total, foram 13 ofícios enviados ao Ministério da Educação (MEC), sem resposta ou até mesmo justificativa à Federação", informou.

Greve

Em greve nacional há 17 dias, cerca de 200 mil técnicos das instituições federais de ensino em todo o país reivindicam abertura de diálogo com o governo, após a quebra do Termo de Acordo assinado em  2015. Até momento, de 63 instituições de ensino superior, 38 aderiram à greve, algumas ainda realizam assembleias.