Economia

AL tem diferença salarial baixa entre homens e mulheres, revela Ministério do Trabalho

Ministério do Trabalho aponta que o estado está entre os cinco melhores colocados nesse comparativo

Por 7 Segundos Maceió com Folha de São Paulo 27/11/2017 12h12
AL tem diferença salarial baixa entre homens e mulheres, revela Ministério do Trabalho
Estudantes serão capacitados para o mercado de trabalho - Foto: Ilustração

Dados do Ministério do Trabalho apontam Alagoas como um dos estados com menor diferença salarial entre homens e mulheres. As mulheres alagoanas recebem, em média, 96,9% da remuneração masculina. São Paulo é o Estado que apresentou a maior diferença no levantamento que compara os ganhos entre gêneros.

Rio de Janeiro, Santa Catarina, Espírito Santo e Minas Gerais estão também entre os estados com maior diferença salarial de gêneros. Na avaliação do coordenador-geral de estatísticas do Ministério do Trabalho, Mário Magalhães, uma razão para a disparidade estaria no perfil do mercado de trabalho e em como é ocupado.

Segundo ele, mulheres estão mais presentes nos setores de comércio e serviço; homens, na construção civil e na indústria de transformação. "São Paulo tem a economia mais dinâmica e moderna do país. Nesse caso, tem peso grande da indústria de transformação, que, em geral, tem salário maior que o comércio", afirma Magalhães.

Nos estados do Nordeste e do Norte, que apresentam as menores diferenças salariais, a equidade é explicada pelo fato de o levantamento considerar o emprego formal, que nessas regiões tem importante participação do setor público, em que cargos e salários são definidos em concurso.