Saúde

Ação de prevenção ao pé diabético acontece neste domingo em Maceió

Por Ascom Sesau 29/11/2017 08h08
Ação de prevenção ao pé diabético acontece neste domingo em Maceió
No mundo, 422 milhões de adultos têm diabetes, que é responsável por 1,6 milhão de mortes a cada ano - Foto: Arquivo/Agência Brasil

Pela terceira vez, o Hospital Geral do Estado (HGE) realiza em Maceió o “Dezembro Verde de Prevenção ao Pé Diabético”. O evento, gratuito, acontece neste domingo (03), na rua fechada orla de Ponta Verde, e tem como propósito levar informações relevantes sobre os cuidados que os diabéticos necessitam para evitar o risco de graves infecções que podem resultar em amputações.

Cirurgiões vasculares, nutricionistas, enfermeiros, educadores físicos e outros profissionais da saúde estarão unidos em uma programação que, com início previsto para 8h e término às 12h, oferecerá teste de glicemia, aferição de pressão, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e atividades físicas. Também serão realizados encaminhamentos e esclarecimentos relevantes à manutenção da saúde.

A diabetes é uma doença que atinge os jovens e idosos, ricos e pobres. Conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. Esse número continua a crescer, a ponto da Federação Internacional de Diabetes (IDF) estimar que, até 2035, mais de 550 milhões de pessoas em todo mundo terão a doença.

O cirurgião vascular Josué Medeiros explica que o chamado pé-diabético, foco desta ação, é causado por infecções ou problemas na circulação nos membros inferiores. Úlceras, isquemia e trombose podem ocorrer quando as taxas de glicose permanecem altas e se não for tratado em tempo, o doente pode ser submetido à amputação.

“O que queremos é dar a nossa contribuição para que a comunidade fique mais consciente e informada sobre a doença. Isso repercute diretamente na saúde dos alagoanos e, consequentemente, na qualidade da assistência prestada no maior hospital público do Estado”, defendeu o médico.

Contudo, o Dezembro Verde de Prevenção ao Pé Diabético será montado em um trecho da Avenida Sílvio Viana, mais precisamente dentro da rua fechada para lazer. O evento encerra o calendário de ações propostas pela Assessoria da Governança da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).